Celebridades

Eleições 2018: Saiba em quem as celebridades devem votar para presidente no domingo

Líder nas pesquisas, capitão Jair Bolsonaro (PSL) divide os famosos

Montagem dos candidatos à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 2014, os então presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) mobilizaram um batalhão de artistas em suas campanhas eleitorais, despejando elogios e cantando jingles. Neste ano, a quatro dias do primeiro turno, as celebridades parecem mais receosas de embarcar na campanha presidencial e têm mantido as declarações de apoio limitadas a publicações nas redes sociais.

O candidato líder nas pesquisas de intenção de voto, Jair Bolsonaro (PSL), é de longe o que mais mobiliza a classe artística —talvez mais contra sua campanha do que a favor. O movimento contrário a Bolsonaro levou famosos às ruas no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, em Portugal, em 29 de setembro.

Nas redes sociais, a hashtag #EleNão invadiu os perfis de artistas nacionais e internacionais, de Deborah Secco e Camila Pitanga a Madonna e Lauren Jauregui, do grupo Fifth  Harmony. Já os adeptos do capitão reformado incluem o vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, que chegou a visitar o candidato no hospital após o atentado a faca sofrido em ato de campanha em Juiz de Fora (MG). 

A dupla Pepê e Neném e Zilu Camargo, ex-mulher de Zezé de Camargo, também afirmaram seu apoio a Bolsonaro. Já Regina Duarte, não declarou apoio, mas deu indícios. Conhecida por sua oposição ao PT, a atriz se manifestou contra o movimento #EleNão. 

Em segundo nas pesquisas, Fernando Haddad (PT) conta com o apoio de Chico Buarque, Clarice Falcão e Maria Ribeiro, entre outros. Marina Silva, da Rede, tem atores consagrados na lista de apoiadores, como Marco Nanini e Marcos Palmeira.

Ciro Gomes (Partido Democrático Trabalhista) manteve o apoio da ex-mulher, a atriz Patricia Pillar, além de Caetano Veloso e Emílio Dantas. Novato na disputa, Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade, angariou apoio de artistas engajados, como os atores Wagner Moura e Sônia Braga.

Outro novato, João Amoêdo, do partido Novo, tem o voto da atriz Alessandra Maestrini e Thiago  Glagliasso, irmão de Bruno Gagliasso. 

A mais recente pesquisa Datafolha, realizada nesta terça (2), aponta Bolsonaro com 32% das intenções de voto, seguido por Haddad (21%), Ciro (11%), Geraldo Alckmin (9%) e Marina (4%). O Datafolha entrevistou 3.240 eleitores de 225 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias