Celebridades

'Quero mostrar que não sou só aquela pessoa do Instagram', diz Marina Ruy Barbosa

A atriz Marina Ruy Barbosa no lançamento do seu livro em São Paulo
A atriz Marina Ruy Barbosa no lançamento do seu livro em São Paulo - Greg Salibian-03.dez.2017/Folhapress


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Protagonista de "Deus Salve o Rei", próxima trama das sete da Globo, a atriz Marina Ruy Barbosa, 22, publicou na noite deste sábado (23) uma foto autografando dezenas de exemplares de seu livro "Inspirações", pela Companhia das Letras.

"Meu livro Inspirações nasceu como um desejo meu de incentivar a leitura. Quero que todos que me acompanham partilhem da mesma felicidade que eu tenho quando leio uma boa história ou me emociono com um poema. Leiam sempre! É divertido, é prazeroso, é enriquecedor", escreveu a atriz, em sua conta no Instagram. 

Em entrevista ao "F5", Marina Ruy Barbosa comentou a rotina intensa das gravações nos Estúdios Globo do próximo folhetim, com a vida de casada, a de escritora e de influenciadora digital. No início de dezembro, a atriz veio até São Paulo para lançar oficialmente seu livro. "Obrigado por estarem aqui em pleno domingão, gente!", disse a atriz, meio rouca.

A solidariedade da atriz em relação ao trabalho dominical dos jornalistas ali presentes é fácil de explicar. A divulgação do livro aconteceu no dia 3 de dezembro, um domingo, depois de Marina Ruy Barbosa passar a semana inteira gravando a novela. Aliás, o famoso "corta" só foi ouvido por volta das 2h daquele domingo.

Naquele dia, Marina Ruy Barbosa deixou os Estúdios Globo e enfrentou 7 horas de carro até São Paulo. Veio dormindo. Chegando à capital paulista, mal teve tempo de tirar uma soneca ou almoçar e já estava numa livraria lotada de fãs à espera de um autógrafo.

A atriz ainda divise seu tempo em publicar e responder os feeds dos seus quase 22 milhões de seguidores no Instagram, além de participar de campanhas publicitárias. Em 2015 e 2016, ela liderou o ranking de celebridades que mais aparecem em comerciais de TV. São dias e dias de trabalho sem descanso. Mas, para Marina Ruy Barbosa, está tudo muito bem, obrigado.

"Sinto-me plena nesse momento! Estou trabalhando pra caramba, sem folga há algumas semanas, mas plena. E que bom, né? Talvez se eu tivesse com um monte de folga eu não estaria tão plena. Sou muito inquieta, principalmente relacionado a trabalho. Sempre quero experimentar, ver onde posso chegar. Fico me testando pra ir me descobrindo."

"Inspirações", a primeira e, pelo menos num futuro próximo, sua única aventura no mundo da literatura, é uma dessas experimentações de Marina Ruy Barbosa. Há dois anos, a atriz foi convidada a escrever um livro e, mesmo receosa, topou a ideia. 

Na contramão das publicações autobiográficas de cantores e youtubers da mesma idade que ela, Marina Ruy Barbosa decidiu publicar suas reflexões acerca das poesias dos seus autores favoritos: Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Manoel de Barros, Mario Quintana, Paulo Leminski e Vinicius de Moraes entre outros. Um jeito, segundo ela, de incentivar a leitura entre os jovens.

"Vivemos num país muito desigual. Diferente da maioria, que vive em outra realidade, tive a oportunidade de estudar em boas escolas e ter acesso a poetas incríveis", explica Marina Ruy Barbosa, que é tataraneta do escritor baiano Ruy Barbosa.

A atriz de 22 anos rejeita de antemão o título de "escritora" que viria naturalmente após a publicação do seu primeiro livro. "Pensei em desistir em vários momentos porque fiquei muito insegura das pessoas acharem que eu queria ser escritora ou ter uma biografia", diz Marina Ruy Barbosa, que não teme críticas e quer mostrar que é muito mais que fotos bonitas no Instagram. 

"Se a gente for ligar para tudo que falam, vamos ficar parados sem fazer nada. Não quero isso. Ninguém é uma coisa só. No Brasil as pessoas gostam de rotular muito. É modelo, então não é boa atriz. Faz campanha publicitária então não é boa atriz. Lá fora as pessoas são mais livres de preconceitos. Quero mostrar que não sou só aquela pessoa do Instagram."

Marina Ruy Barbosa diz que acabou virando referência entre meninas da sua idade e que não quer fazer somente filme, novela ou campanha publicitária. "Quero usar minha voz para outras coisas. Se 1% dos meus seguidores passarem a gostar de uma ou outra poesia por meio do meu livro, já vou achar incrível!"

Apesar de não se importar com o que os outros pensam, a hesitação em relação ao trabalho é constante para Marina Ruy Barbosa, que diz se questionar sempre se está no caminho certo. O balanço, no final, é positivo.

"Comecei a trabalhar aos nove anos. Muita coisa do que acontece na minha vida hoje eram sonhos, que eu pensava 'será que eu vou realmente conseguir?' Está dando certo, e sou muito grata por tudo", diz a atriz, que recentemente ganhou um novo 'porto seguro': o casamento, a nova casa e a vida a dois com Xande Negrão. "Quando chego da gravação, é o meu refúgio", disse Marina Ruy Barbosa.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias