Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Filhote de gorila morre em zoológico de Belo Horizonte após queda

Animal nasceu em setembro e tinha cerca de três meses

Gorila segurando filhote
Imbi e o 5º filhote da família gorila do zoológico de Belo Horizonte - Divulgação/FPMZB
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um filhote de gorila faleceu neste domingo (26) no Zoológico de Belo Horizonte, após cair de uma altura de aproximadamente três metros. O animal tinha pouco mais de três meses de vida, tendo nascido em 3 de setembro desse ano.

Segundo nota da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), o filhote brincava com a sua irmã, Anaya, na área externa do recinto na manhã do domingo. A irmã então pegou o gorila e o colocou nas costas, e então, subiu em uma das pedras que compõem a ambientação do local.

"Em algum momento, o filhote caiu de suas costas de uma altura de aproximadamente três metros, ficando desacordado", diz o texto. O processo de resgate do filhote foi iniciado imediatamente, separando o animal dos demais indivíduos da família.

No entanto, pouco tempo antes dos tratadores resgatarem o filhote, seu irmão, Jahari, o pegou no colo para levá-lo até a mãe, Imbi. Ao carregá-lo, o gorila sofreu uma nova queda das costas do irmão. O filhote foi atendido imediatamente pelos veterinários, mas já estava sem pulsação e movimentos respiratórios.

Segundo o texto, o gorila apresentava "hemorragia nasal, edema na região orbicular, e laceração no lóbulo auricular esquerdo, compatíveis com o quadro de queda e traumatismo na região crânio-encefálica". O filhote foi deixado junto a sua família para se despedirem, em respeito ao comportamento de luto existente entre os animais.

Agora, o Zoológio de Belo Horizonte aguarda orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas, "para decidir qual será o melhor destino para o animal, após procedimento de necropsia", completa o texto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem