Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Dois bebês gorilas nascem em parque da República Democrática do Congo

População da espécie se multiplicou por cinco em 40 anos por estratégia de 'conservação extrema'

 Parque Nacional de Virunga (PNVi) anunciou o nascimento de gorila fêmea, da família Humba
Parque Nacional de Virunga (PNVi) anunciou o nascimento de gorila fêmea, da família Humba - Parque Nacional de Virunga (PNVi) no Twitter
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Goma (República Democrática do Congo)
AFP

O Parque Nacional de Virunga (PNVi), no leste da República Democrática do Congo, acaba de registrar dois novos nascimentos de gorilas da montanha, informou o local nesta quinta-feira (18).

Em um tuíte, o PNVi anunciou o nascimento de um macho, em 15 de novembro, da família Wilungula, e de uma fêmea, da família Humba, na noite deste mesmo dia. Esses dois filhotes gorilas "elevam para 16 o número de nascimentos registrados desde janeiro", disse o parque.

Em uma ficha resumida elaborada recentemente pelo PNVi, até meados de 2021, a população estimada de gorilas da montanha era de 350 exemplares. Destes, 225, divididos em dez grupos, estão acostumados à presença humana.

Em 1981, sua população era de apenas 58 gorilas, lembra o documento. "Eram 131 em 2000; 201, em 2010; e 286, no último censo de 2016", acrescenta. O próximo censo está previsto para 2022.

No total, dos três países que abrigam gorilas das montanhas (RDC, Uganda e Ruanda), a população da espécie se multiplicou por cinco em 40 anos, passando de menos de 200, na década de 1980, para 1.063, segundo uma avaliação feita nos censos de 2016 e 2018.

Em novembro de 2018, o status dos gorilas das montanhas foi revisto pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) de "criticamente em perigo" para "em perigo".

O Parque de Virunga considera que esse "sucesso de conservação" é resultado de sua estratégia de "conservação extrema", que envolve acompanhamento diário e próximo dos animais por guardas, rastreadores e veterinários".

No início de outubro, a gorila da montanha Ndakazi, famosa em 2019 quando uma selfie em que aparece em pé viralizou, morreu. Para anunciar a morte, o Parque publicou uma foto no Instagram em que Ndakazi aparece abraçada ao seu cuidador, André Bauma.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem