Bichos

Pesquisadores encontram 'Rainha do Oceano', tubarão-fêmea de 1,6 tonelada

Animal tem mais de 5 metros de comprimento; ela foi marcada e solta no mar

Nukumi é um tubarão-fêmea conhecida como 'Rainha do Oceano'
Nukumi é um tubarão-fêmea conhecida como 'Rainha do Oceano' - Chris Ross/Ocearch/Twitter
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os pesquisadores da organização Ocearch tiveram um encontro inesperado nos últimos dias. Enquanto trabalhavam na costa do Canadá, encontraram um tubarão de 1,6 tonelada e mais de 5 metros de comprimento.

Trata-se de uma fêmea de tubarão-branco conhecida como "Rainha do Oceano", que foi batizada como Nukumi. "Pronuncia-se nu-gu-mi, em homenagem à lendária e sábia avó do povo nativo americano Mi'kmaq", explicou a ONG nas redes sociais. Segundo a publicação, a cultura Mi'kmaq tem longa tradição na Nova Escócia, região onde o animal foi encontrado.

Nakumi é a maior dos oito tubarões que pesquisadores encontraram na expedição, que está no mar há cerca de um mês. Ela foi capturada e marcada para que os pesquisadores possam acompanhá-la. Depois, foi devolvida ao mar.

"Com os novos dados que coletamos, essa matriarca vai compartilhar sua sabedoria conosco nos próximos anos", diz a instituição, que também acompanha outros animais marítimos, como golfinhos e focas. Os dados coletados serão usados para entender padrões de migração, entre outras curiosidades da vida desses bichos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem