Ano será regido pela energia do dragão, segundo astrologia chinesa; veja previsões
Tradições incluem visitas a templos e apresentações de rua com danças do dragão
O início do ano chinês não tem uma data fixa, podendo ser de janeiro a março. Isso porque enquanto o Ocidente segue o movimento de translação da Terra, o calendário chinês é organizado conforme as fases da Lua e a posição do Sol.
Esse calendário, conhecido como lunissolar, utiliza tanto o movimento do Sol quanto da Lua, por isso, o ano novo tem duas datas.
A seguir, te contamos o que você precisa saber sobre o início do ano chinês, para poder se preparar para a chegada desse novo ciclo.
PREVISÕES PARA O INÍCIO DO ANO CHINÊS
Para a astrologia chinesa chamada Ba Zi, o próximo ano novo -baseado no calendário solar -entrará em vigor no dia 4 de fevereiro de 2024, e terá a influência do signo do dragão com elemento madeira e polaridade yang.
É isso que determina as previsões e características específicas que o ano deverá trazer. Veja aqui as previsões completas para o ano novo chinês 2024.
Existe também o ano novo lunar, que dá origem à mais tradicional festividade da China, chamada de Festival da Primavera, com duração de 7 dias ou mais, concluindo com o famoso Festival das Lanternas.
Em 2024, o início do ano chinês lunar será no dia 10 de fevereiro. Se você quiser ver calendário lunar 2024 completo, clique aqui.
AS TRADIÇÕES DO ANO NOVO CHINÊS
Mesmo a China sendo um país enorme, apresenta muitos grupos étnicos bem diferentes. Assim, cada família celebra essa data com suas próprias tradições.
Contudo, existem alguns costumes que abrangem a maioria das comemorações para a chegada de um ciclo novo.
VEJA TRADIÇÕES DO ANO NOVO CHINÊS
- Visita a templos budistas e taoistas: levar oferendas com a intenção de receber um ano novo cheio de bençãos e prosperidade.
- Não usar branco: uma diferença curiosa que as pessoas têm no ano novo é evitar o branco nas roupas. Ao contrário de nós, que temos essa cor como símbolo de paz, para os chineses simbolizam luto e morte na sua cultura através do branco.
- Envelopes vermelhos: entregues com alguma quantia de dinheiro, os envelopes vermelhos também são bem comuns nesse período de ano novo, ao representarem o desejo de boa fortuna para quem dá e recebe.
- Apresentações de rua com danças do dragão: são parte das comemorações mais tradicionais desse período, juntamente com música e tambor. Comemorando a chegada do novo ciclo, tem o objetivo trazer sorte para as pessoas. Nesse ritual, quanto maior e mais longo o dragão, mais sorte ele trará.
- Celebração com fogos de artifício: outra característica marcante dessa comemoração são criar pequenas explosões, visando afastar espíritos malignos.
ESPIRITUALIDADE É FUNDAMENTAL NA ASTROLOGIA CHINESA
A espiritualidade é um ponto muito forte para o povo oriental chinês. A visão espiritualizada abraça um novo ciclo cósmico e terrestre, em que cada plano se complementa.
Assim, a filosofia chinesa enxerga as transformações da vida como ciclos a serem compreendidos, refletindo a natureza.
Cada ciclo é uma oportunidade única, trazendo energias do céu e da Terra. Nesse sentido, a astrologia Chinesa, profunda e assertiva, interpreta as energias resultantes da interação entre o homem e o cosmos, fornecendo leituras individualizadas, como mapas natais.
Sensível ao universo, destaca que o fim de algo sempre é o início de outro, representando os ciclos como essência da vida.
Comentários
Ver todos os comentários