Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Ano Novo chinês: Quando a comemoração começa em 2024 e o que esperar

Ano será marcado pela energia do signo de dragão, com características mais otimistas

Personare- Ano novo chinês
Ano Novo chinês é regido pelo dragão; energia traz mais otimismo e disposição - Tony Pham/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adri Di Lima
personare

Diferentemente do Brasil e de boa parte do mundo, o ano novo chinês não começa dia 1º de janeiro e termina dia 31 de dezembro. Isso ocorre porque os chineses seguem calendários diferentes do ocidental e consideram duas datas diferentes todos os anos para celebrar esse momento significativo.

QUANDO COMEÇA E TERMINA O ANO NOVO CHINÊS?

O calendário oriental chinês é intrincado e considera os ciclos naturais, seguindo os padrões de movimento do Sol e da Lua. Esse calendário, também conhecido como lunissolar, utiliza tanto o calendário solar quanto o lunar.

O calendário lunar baseia-se nas fases da Lua e utiliza a Lua nova mais próxima à primavera (do hemisfério norte) para marcar o início de um novo ano. Portanto, sua data de início e fim varia entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro a cada ano.

Por outro lado, o calendário solar leva em consideração o movimento de translação da Terra e seu giro em torno do Sol. Assim, sua data de início tem uma variação menor, ocorrendo sempre nos dias 3, 4 ou 5 de fevereiro.

EM QUE DIA É O ANO NOVO CHINÊS ESTE ANO?

Pelo calendário lunar, o ano novo chinês em 2024 será celebrado no domingo, dia 10 de fevereiro. É nessa data que começam as festividades tradicionais na China, que se estendem por 15 dias e reúnem milhares de pessoas nas ruas.

As celebrações, conhecidas como ano novo Lunar ou Festival da Primavera, são famosas pelas lanternas vermelhas, fogos de artifício, danças de dragões, visitas a familiares e amigos, pratos típicos chineses e troca de presentes.

No entanto, a astrologia chinesa leva em conta o calendário solar. Portanto, comemora o ano novo chinês de 2024 no dia 4 de fevereiro, perto da meia-noite.

QUAL SIGNO REGE 2024

As técnicas astrológicas chinesas utilizam o calendário chinês e o seu ciclo de doze anos, o zodíaco chinês. Assim, cada ano é simbolizado por um dos 12 signos e cada um também traz tendências diferentes devido às características que podem trazer em seu elemento (fogo, terra, metal, água e madeira) e polaridades (Yin e Yang).

O ano de 2024 será marcado pela energia do signo do Dragão, com características do elemento madeira e da polaridade yang.

Isso significa que teremos um ano de mais otimismo e disposição para concretizar nossos objetivos. Leia aqui tudo sobre as previsões para o ano novo do Dragão.

Além disso, é importante mencionar que cada signo do horóscopo chinês (diferente do signo ocidental) viverá 2024 de uma forma única.

Se você deseja saber como as energias do ano do Dragão afetarão o seu signo chinês, confira aqui as previsões do horóscopo chinês 2024 específicas para o seu signo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem