Televisão

Chef celebridade? Sem apresentador? Programa na Albânia? Confira 5 curiosidades do 'MasterChef' no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda tratado meio como novidade no Brasil —está em sua segunda temporada—, o "MasterChef" é um dos reality shows culinário mais famoso em torno do mundo e ganhou até duas versões, o "MasterChef Junior" e o "MasterChef Profissionais".

Confira abaixo algumas curiosidades do programa ao redor do mundo.

Leia também: Finais do 'MasterChef' e de novela suspendem 'Show da Fé' na Band
Famosos também torcem para finalistas do 'MasterChef'; saiba quem é o preferido


1 - A CELEBRIDADE

Na edição americana do reality, o celebrado chef Gordon Ramsey, que é escocês, não americano, tem papel duplo: além de jurado, assume o papel de Ana Paula Padrão como apresentador. Ramsey é mais famoso por outro reality culinário: "Hell's Kitchen".

Crédito: Divulgação Gordon Ramsey apresenta MasterChef nos Estados Unidos
Gordon Ramsey (centro) apresenta o "MasterChef" nos Estados Unidos

2 - SEM ANA PAULA

Não é só nos Estados Unidos que um chef assume a posição de apresentador. Em várias praças a "figura Ana Paula Padrão" é, digamos, menos prestigiada. Países como Marrocos, Canadá ou Bulgária usam um dos jurados mesmo para apresentar. Em outros lugares, como Portugal e Reino Unido há ainda a figura do narrador.


3 - O PIONEIRO

O "MasterChef" nasceu na Inglaterra, no distante 1990, tempos em que Ana Paula Padrão ainda era uma mera repórter da Globo e nem sonhava com a bancada do "Jornal Nacional" (ou só sonhava). O programa não tinha exatamente um apresentador, mas sim um narrador e um chef que recebia convidados para decidir sobre os eliminados.

De 1990 para cá, o "MasterChef" britânico teve alguns percalços. Não foi exibido em 1998 e também ficou fora do ar entre 2002 e 2004. A primeira vencedora da história do reality foi Joan Bunting.

Crédito: Reprodução crédito - Reproduçãolegenda - Joan Bunting (à esq.) foi a primeira vencedora do "MasterChef" britânico, em 1990
Joan Bunting (à esq.) foi a primeira vencedora do "MasterChef" britânico, em 1990

4 - O NOVATO

Apesar de estar apenas na segunda temporada, o Brasil não é o país mais jovem a aderir ao formato. O grande novato é o México, que começou a primeira temporada em 28 de junho de 2015 e é apresentado pela atriz e modelo mexicana Anette Michel.

Crédito: Divulgação A modelo e atriz Anette Michel é a apresentadora do "MasterChef México"
A modelo e atriz Anette Michel é a apresentadora do "MasterChef México"

5 - ATÉ NA ALBÂNIA

Cerca de 50 países têm um "MasterChef" para chamar de seu, sem falar no continente (tem um "MasterChef Ásia"). Boa parte é da Europa, incluindo um "MasterChef Albânia", mas teve também na China (sem Jiang competindo), na Argentina (sem Paola Carosella eliminando), na Arábia Saudita, na África do Sul, no Vietnã....

Abaixo, confira uma imagem de Bleri, vendedor da segunda edição da Albânia.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias