HUMOR: As 23 maneiras de ficar milionário sendo um conservador-do-contra
No Brasil tem dois tipos de pessoas: as que acham que no Brasil tem dois tipos de pessoas e as que acham que tem mais.
No entanto, apenas dois tipos faceiros dominam o debate político e intelectual do país: o rebelde-a-favor e o conservador-do-contra. Semana passada, listei 25 maneiras de ficar milionário sendo um rebelde-a-favor.
Mas se a rebeldia fake não é sua praia, não fique triste, que este mundo é todo seu. Esta semana é a vez do conservadorismo "cool", outra maneira elegante e bacana de vencer na vida sem fazer força. Leia e siga em frente. Mas sempre olhando para trás.
1 - O Conservador-do-Contra é o irmão siamês do Rebelde-a-Favor. Um não sobrevive sem o outro. Eles são como Ying Yang, o Gordo e o Magro, o coxinha e o pastel.
2 - O Conservador-do-Contra ama a energia criativa das revoluções. Mas só daquelas bem antigas, tipo a Revolta da Vacina.
3 - O Conservador-do-Contra adora ver "black blocs" arrebentando tudo. O quebra-quebra fica super "cool" na TV de 46 polegadas que o Conservador-a-Favor tem em sua casa de campo.
4 - O Conservador-do-Contra é um fiel defensor dos velhos valores: Foucault, Deleuze, Deneuve e Bardot.
5 - O Conservador-do-Contra participou de várias bandas importantíssimas para a história do rock brasileiro: Billy Boiola e os Vaselinas, Peões de Obra de Waikiki, Pedro Prafrentex e os Sem-Noção, Os Topetes, Os Inaudíveis e Os Inescutáveis.
6 - O Conservador-do-Contra acha que "Tortura Nunca Mais" é uma banda punk do ABC, mas prefere grupos mais underground, tipo: Baratas Morféticas, Gambás Fedorentos, Ira, Raiva, Ódio e Ai-Que-Revolta.
7 - O Conservador-do-Contra sempre terá a rebeldia punk dentro dele. Mas só se rebeldia punk mexer gostoso.
8 - O Conservador-do-Contra acredita que a democracia representativa é insuficiente para atender aos anseios da população. Ele prefere uma monarquia absolutista comandada pelo rei do rock'n'roll, yeah!
9 - O Conservador-do-Contra defende o voto em branco. Ele não gosta de preto.
10 - O Conservador-do-Contra acredita no social. Ele só usa o elevador de serviço em caso de emergência.
11 - O Conservador-do-Contra é um rebelde incompreendido. Tipo assim, ele defende a ditadura militar para que todo mundo fique revoltado e seja rebelde igual a ele.
12 - O Conservador-do-Contra denuncia sempre os crimes cometidos por Joseph Stálin e Mao Tsé Tung, mas ignora completamente os do Garrastazu Médici.
13 - O Conservador-do-Contra é tiete do Olavo de Carvalho e, assim como o filósofo, acha que tudo é culpa da KGB. Mas não descarta completamente a influência da Hidra.
14 - O Conservador-do-Contra é anticomunista, anticastrista e antichavista. Mas é totalmente a favor do antidepressivo.
15 - O Conservador-do-Contra tem muito medo de comunistas. Toda vez que chega em casa, ele investiga os armários para ver se tem algum comunista escondido, mas só encontra encanadores e entregadores de pizza. A mulher dele diz que é tudo culpa do governo do PT. Ele acredita.
16 - O Conservador-do-Contra é a favor do capitalismo selvagem. O sonho dele é participar de um safari: você usa meio salário mínimo como isca e fica à espreita, esperando algum profeta cair na armadilha.
17 - O Conservador-do-Contra acredita que o mundo está tomado pela barbárie e que é preciso adotar urgentemente ideias civilizatórias, como o Código de Hamurabi e a Lei de Talião.
18 - O Conservador-do-Contra é favor da legalização das drogas. Com exceção das drogas mais pesadas e viciantes, tipo Bolsa Família e Mais Médicos.
19 - O Conservador-do-Contra é um nostálgico e acredita que o Brasil precisa recuperar velhos valores esquecidos, como o Madame Satã e o Crepúsculo de Cubatão.
20 - O Conservador-do-Contra acredita em movimentos sociais. Mas só atrás de um trio-elétrico no carnaval da Bahia.
21 - O Conservador-do-Contra também é favorável à união civil entre pessoas do mesmo sexo, desde que cada um volte pra sua casa na quarta-feira de cinzas.
22 - O Conservador-do-Contra luta pela preservação dos valores mais caros ao ser humano. Já os valores baratos, ele é contra, pra não ficar entupido de pobres.
23 - O Conservador-do-Contra é a favor de mudanças. Mas sempre depois das 10 horas da manhã e nunca nos finais de semana, para não tumultuar o condomínio.
EDSON ARAN é autor de seis livros. O mais recente, "O amor é outra coisa" (Jardim dos Livros), fala sobre o sentido da vida e tem mais de duzentos pensamentos cretinos. Também é roteirista. Seu site é o www.sitedoaran.com.br
Comentários
Ver todos os comentários