Tony Goes

Tensa e envolvente, 'Sob Pressão' é uma das boas séries do ano

Carolina ( Marjorie Estiano ) e Evandro ( Julio Andrade ) em cena no seriado "Sob Pressão"
Carolina ( Marjorie Estiano ) e Evandro ( Julio Andrade ) em cena no seriado "Sob Pressão" - Mauricio Fidalgo/Globo


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tentei três vezes assistir ao filme "Sob Pressão" (2016), disponível na plataforma Telecine Play. Não consegui passar dos primeiros cinco minutos. 

O longa dirigido por Andrucha Waddington abre com o médico Evandro (Júlio Andrade) saindo de um plantão. Exaurido e trêmulo, ele ensaia tomar um café na área externa do hospital onde trabalha. Só que logo é chamado de volta, porque chegou mais um caso urgente e não há ninguém para atendê-lo. 

A cena retrata uma realidade comum a todo o sistema de saúde pública do Brasil. Mas é entretenimento? É isto o que eu quero ver na TV, depois de um dia de trabalho que também me deixou exaurido e trêmulo?

Pois é. Eu gosto de escapismo. Gosto de ver filmes e séries que me levam para longe das encrencas do cotidiano e funcionam como pequenas férias, tipo "Downton Abbey".

Foi neste espírito, com os dois pés atrás, que assisti aos dois primeiros episódios da série "Sob Pressão" --o primeiro foi exibido nesta terça (25), pela Globo; o segundo já está disponível na Globo Play--, também sob o comando de Andrucha Waddington.

E não é que eu gostei? Talvez porque o seriado lembre, na estrutura, o clássico "ER" (ou “Plantão Médico”, como foi rebatizado pela Globo). Várias emergências se atropelam num mesmo hospital, exigindo total dedicação da equipe --que também luta com seus problemas pessoais.

A diferença óbvia é que "ER" se passa na rica Chicago, nos EUA, e "Sob Pressão", num hospital público na zona norte do Rio de Janeiro onde falta tudo: desde equipamentos sofisticados até itens básicos como esparadrapo.

E ainda há o entorno violento, responsável pelos inúmeros pacientes que chegam baleados. Sem falar na corrupção endêmica, mostrada de forma contundente no episódio que irá ao ar na próxima terça (1°). 

Na versão de "Sob Pressão" para a TV, tudo funciona bem. O roteiro alterna momentos tensos com alguns respiros. Os personagens foram aprofundados, ganhando conflitos internos. E o elenco todo está ótimo --com destaque para os protagonistas Júlio Andrade e Marjorie Estiano (que faz a dra. Carolina), dois dos melhores atores que temos hoje.

O inesperado me aconteceu: fiquei com vontade de ver mais. "Sob Pressão" já é um dos melhores seriados atuais, em qualquer idioma, e mais um ponto brilhante num ano que está sendo bom para a nossa televisão.

Empolgado com o que vi na série, voltei ao longa. Dessa vez, cheguei até o final. Não é ruim, mas a temática da criminalidade se sobrepõe à discussão das deficiências do nosso atendimento médico. "Sob Pressão", o filme, é quase um "favela movie" ambientado num hospital.

E, sim, "Sob Pressão", a série, é muito melhor.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias