Tony Goes

Por que perdoamos tudo a Silvio Santos?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Você é muito graciosa. Embora sendo a única negra entre as brancas, é bonita. É bonita de verdade". Foi assim que Silvio Santos elogiou Daiane, integrante de um grupo de bailarinas plus size, durante o Teleton (SBT), no sábado (5).

A internet reagiu, claro. Logo pipocaram comentários alfinetando o apresentador nas redes sociais. Mas também surgiu gente defendendo-o, e o assunto morreu em pouco tempo.

LEIA TAMBÉM:

Silvio Santos diz que Roberto Carlos 'está velho, com a testa sem cabelo' e 'numa pior'

Silvio Santos aprende a fazer cappuccino em ida ao salão; assista

Não foi nada comparável ao reboliço de dois anos atrás, quando a Globo lançou a série "Sexo E As Nega". O fato de o programa ser estrelado por quatro atrizes negras e apresentar um retrato realista e bem-humorado do cotidiano de mulheres afrodescendentes no Rio de Janeiro não comoveu os reclamões, que se incomodaram com a palavra sexo no título.

Quase todas as figuras públicas são observadas com lupa pelos tribunais virtuais, e qualquer fala ou atitude que cheire a racismo, homofobia ou machismo é alvo de críticas (na maioria das vezes, merecidamente).

Fausto Silva, Luciano Huck, Rachel Sheherazade, Regina Casé, Angélica, Mara Maravilha... Todos já foram julgados e condenados pelos internautas, e hoje vivem numa espécie de liberdade vigiada.

Mas Silvio Santos é sempre poupado. E olha que ele é reincidente: em setembro deste ano, no quadro "Talento Infantil", o apresentador perguntou à menina negra Elis se o cabelo crespo dela não estaria chamando atenção demais.

No Teleton de 2014, espantou-se quando Julia Oliver, atriz negra da novela "Chiquititas", disse que queria continuar na carreira artística quando crescesse: "Com este cabelo?".

Também não faltam exemplos dele soltando tiradas preconceituosas de todo tipo gordofóbicas, chauvinistas, homofóbicas. Mas deixamos tudo passar, e até achamos graça. Por quê?

Vou arriscar um palpite. Aos 86 anos de idade, Silvio Santos já está meio acima do bem e do mal. Lidamos com ele da mesma maneira com que encaramos aquele tio idoso de ideias antiquadas: a essa altura da vida, o cara não vai mudar. Melhor dar risada e olhar para o outro lado.

Mas não é só isto. Acho que, justamente por estar no ar há tanto tempo e praticamente fazer parte da paisagem, Silvio Santos não fala mais aos jovens. As novas gerações estão se afastando da TV aberta, e cada vez mais consumindo conteúdo pela internet. Silvio é alguém de quem só os pais e avós gostam.

Por não atingir essa garotada muitas vezes engajada, que ocupa escolas e faz manifestações, ele acaba sendo perdoado. Quase não há memes com Silvio, quase não há gifs. Para essa turma, o dono do SBT e do Baú da Felicidade não incomoda. Curioso, não?


Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias