Tony Goes

Será que o hot-dog de Angélica não foi planejado para causar polêmica?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A propaganda brasileira anda preguiçosa de uns tempos para cá. Muitos anunciantes trocaram suas estratégias criativas por um instrumento caro, porém eficaz a curto prazo: as celebridades.

Para quê buscar um posicionamento único ou mesmo escrever um slogan marcante, quando basta colocar um famoso para que o consumidor preste atenção no seu comercial?

Sim, um artista ou atleta que encarne os atributos que o cliente quer transferir para o produto: saúde, beleza, sucesso. Mas as celebridades também são humanas, e nem sempre conseguem manter a imagem que vendem.

Nem é preciso se envolver em algum escândalo para que o famoso comprometa a credibilidade da campanha publicitária que está estrelando. Basta que algum detalhe de sua vida pessoal não seja compatível com o que está sendo anunciado.

Foi assim que Roberto Carlos acabou tendo cancelado seu contrato milionário com a Friboi. A internet entrou em convulsão quando, há um ano, o "Rei" apareceu na TV insinuando que deixara de ser vegetariano por causa das carnes deste frigorífico. A rejeição foi tão grande que a marca logo voltou para seu garoto-propaganda habitual, Tony Ramos.

Crédito: Fábio Guinalz - 21.fev.2014/Fotoarena/Folhapress Roberto Carlos em evento da marca Friboi
Roberto Carlos em evento da marca Friboi

Agora a história se repete, mas em escala menor. Foi lançado esta semana um comercial da Perdigão com Angélica e Luciano Huck. Seria só mais um para a imensa lista de campanhas protagonizadas pelo casal, não fosse por um singelo pormenor: Angélica, que dizia só consumir carnes brancas há quase 30 anos, aparece abocanhando um cachorro-quente.

Claro que muitos internautas já estão caindo de pau na apresentadora, xingando-a de mercenária e devoradora de animaizinhos indefesos. Angélica já correu para esclarecer que "come salsicha", uma preferência curiosa para quem evita todas as outras carnes vermelhas.

Crédito: Reprodução/YouTube/Perdigão Angélica abocanha cachorro-quente em comercial
Angélica abocanha cachorro-quente em comercial

É óbvio que a agência de propaganda responsável pelo filme sabia direitinho das peculiaridades dietéticas de Angélica. Mas será que não imaginavam a repercussão negativa que a cena do hot-dog teria no mundo virtual?

Hmm, pensando melhor, será que objetivo não era exatamente este? No ano passado, quem saiu com a imagem arranhada foi Roberto Carlos, não a Friboi. Podemos até argumentar que a marca saiu no lucro, graças a uma enorme exposição gratuita na internet.

Angélica corre um risco parecido. Este pequeno "imbróglio" pode até ser bom para a Perdigão, mas a apresentadora periga ficar marcada como alguém que vende seus princípios a quem pagar mais caro.

Mas será que vendeu mesmo? Afinal, Angélica morde o cachorro-quente no comercial - mas não o engole...

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias