Tony Goes

Por que os cantores brasileiros gravam poucos discos de Natal?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos Estados Unidos é uma tradição. A partir de outubro, as lojas de discos começam a se encher de álbuns de músicas natalinas gravados por grandes nomes da música pop. Elvis Presley, Mariah Carey, Céline Dion e Rod Stewart estão nessa lista.

Que, evidentemente, cresceu em 2013: este ano as novidades incluem CDs de Kelly Clarkson, Susan Boyle, Leona Lewis e Mary J. Blige. Tem até algumas bandas que não combinam muito com presépios ou Papai Noel, como a dupla eletrônica Erasure ou os punks do Bad Religion.

TONY GOES: Por que brasileiros gravam poucos discos de Natal?
Pesquisador se descobre psicopata ao analisar o próprio cérebro
Calabresa, Marcio Ballas e André Vasco fazem teste para bancada do "CQC"

E aqui no Brasil? Diga o nome de um artista que já gravou um disco de Natal. Aposto que a resposta será Simone, que lançou "25 de Dezembro" em 1995 e até hoje fatura alto com ele. Mais de um milhão e meio de cópias foram vendidas no Brasil, e outros dois milhões na América Latina com a versão em espanhol.

Simone descobriu um filão, mas poucos resolveram explorá-lo. Claro que há exceções: em 1997, Chitãozinho e Xororó gravaram clássicos de Natal em ritmo sertanejo no CD "Em Família". O Roupa Nova veio com "Natal Todo Dia" em 2011, e a incansável Bibi Ferreira lançou no ano passado o alegre "Natal em Família", repleto de convidados especiais.

Crédito: Divulgação
CD de Natal de Simone

Este ano há dois lançamentos importantes. O CD "Natal em Família" (alguém precisa pensar em nomes mais originais) reúne pesos-pesados como Michel Teló, Luan Santana, Gaby Amarantos, Victor & Leo e até mesmo a Galinha Pintadinha interpretando quase que só os títulos mais manjados do repertório das festas de fim de ano.

Bem mais arriscado é "É Natal, vol. 1" (que otimistas!), só com artistas pouco conhecidos do grande público –como Mônica Salmaso ou Lulina– cantando nada menos que 11 composições inéditas (além de "Jingle Bells", ufa).

De qualquer forma, são duas coletâneas. Cadê os álbuns individuais? Nos EUA, até mesmo judeus como Kenny G, Barbra Streisand e Bette Midler já se aventuraram no gênero –com a desculpa de que o Hannukah também cai em dezembro e o espírito da temporada contamina a todos.

Por aqui, salvo os exemplos citados e um punhado de outros, não existe esse hábito. E não é porque não haja potencial comercial, apesar de as vendas de CDs físicos terem despencado também no Brasil.

Desconfio que nossos artistas preferem não misturar arte e religião. Pelo menos os chamados "seculares", já que os ligados à música gospel fazem isto o ano inteiro. E também há a resistência em embarcar num projeto desses só para ganhar dinheiro. Nada menos natalino, não é mesmo?

E assim somos condenados a aturar, entra ano, sai ano, a versão brasileira de "Happy Xmas / War is Over" de John Lennon: "Então é Natal, e o que você fez"

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias