Tony Goes

Morena rodando bolsinha na Turquia seria improvável na vida real

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acabo de chegar da Turquia, onde vi de perto muitos dos cenários de "Salve Jorge". Também conheci algumas pessoas que trabalharam na produção da novela no país. Aliás, muitos turcos citavam a trama de Glória Perez quando percebiam que eu sou brasileiro: as gravações em Istambul e na Capadócia foram manchete na mídia local.

Uma das figuras mais interessantes com que cruzei foi Alessandra Madureira Takmaz, a brasileira casada com um turco que trabalhou como intérprete da equipe da Globo. Ela foi assunto de uma coluna minha aqui no "F5" há duas semanas, e também me deu muitas informações que serviram para uma coluna sobre a Istambul da novela que assinei para o caderno "Turismo" da Folha.

Uma dessas informações acabou ficando de fora das duas matérias, por falta de espaço. Mas é tão interessante que merece ser registrada aqui: nosso consulado em Istambul nunca registrou um único caso de moças brasileiras traficadas para a Turquia.


A história de "Salve Jorge" é baseada num problema real e gravíssimo, que afeta milhares de pessoas. Nas nossas representações diplomáticas em cidades como Madri ou Milão, não se passa um único dia sem que uma vítima do tráfico procure ajuda para voltar ao Brasil.

Muitos dessas moças (e alguns moços também) não embarcam para a Europa na mais completa inocência, como a Morena (Nanda Costa) da novela. Muitas já se prostituíam no Brasil, e vão para o exterior na esperança de aumentar o faturamento.

Mas não sabem que vão ser escravizadas. Algumas não ficam num esquema de confinamento como Morena e suas colegas, mas têm os passaportes confiscados e são obrigadas a pagar uma dívida absurda se quiserem voltar para o Brasil.

Não quer dizer que que este crime não exista em Istambul, mas nosso consulado na cidade desconhece qualquer cidadão brasileiro que tenha sido vítima de redes de prostituição.

Aliás, a própria "profissão mais antiga do mundo" segue regras próprias na Turquia. O país é o mais liberal e ocidentalizado entre os de maioria muçulmana. Ainda assim, quase não existem prostitutas de rua. Uma cena como a que Théo vê Morena rodando bolsinha seria bastante improvável na vida real.

Glória Perez juntou um assunto palpitante, o tráfico de mulheres, com o cenário que lhe interessava explorar: a Turquia. O fato deles não coincidirem fora da telinha da TV não chega a ser um empecilho. "Salve Jorge" tem furos e deslizes muito mais graves, e mesmo assim conseguiu decolar na audiência.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias