Tony Goes

Sete modismos do Facebook que mais bombaram em 2012

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Facebook é pródigo em modismos, que surgem não se sabe de onde e se espalham rápido como a gripe. Lembro do dia em que praticamente todos os meus contatos postaram a frase "Ou soma, ou some". Quase sumi com eles.

Galvão Bueno vira narrador do fim do mundo em vídeo; veja
Veja as previsões do horóscopo para as festas de fim de ano
Dieckmann ficará quase até o fim de "Salve Jorge" e morrerá

Vou listar aqui algumas dessas ondas do Face: algumas engraçadas, outras iirritantes, mas todas passageiras.

1. Mudar o sobrenome para "Guarani-Kaiowá"

Muitos amigos meus revelaram uma insuspeita ascendência indígena. Era uma forma de manifestar apoio a esta tribo, que sofre perseguições no Mato Grosso do Sul. É uma causa nobre, sem dúvida. Mas cabe a pergunta: quantos desses neo-índios estavam realmente envolvidos com a questão? E quantos não aderiram só porque era "in"?

2. Trocar a própria foto pela de um personagem de desenho animado

É muito cômodo ser ativista nas redes sociais. O sujeito troca sua foto no perfil pela do Pernalonga e acha que está fazendo sua parte para combater a pedofilia e a pornografia infantil. Como se isto bastasse para desanimar um tarado. Mas tem uma coisa ainda mais chata

3. Trocar a própria foto pela de um candidato às eleições ou pelo logo de algum partido

Jura que esses cabos eleitorais virtuais achavam que iriam convencer alguém a mudar o voto só porque passaram a se assinar como "Haddad" ou "Freixo"? Conseguiram foi sair da minha linha do tempo, isto sim.

4. Alarmes falsos sobre privacidade

Outra praga recorrente. De repente todo mundo começa a publicar que não autoriza o Facebook a encostar em seus dados pessoais, achando que é só fazer isto para se blindar. Esta é uma onda recorrente, que é realimentada pela própria turma do Zuckerberg: quase não há mês que se passe sem alguma alteração significativa na política de privacidade da rede, o que obviamente confunde os usuários.

Crédito: Reprodução/Facebook/Indy Zanardo
Mendigo gato

5. O mendigo de Curitiba

Durante dois dias, não houve outro assunto no universo além do morador de rua louro e de olhos azuis. Chegaram a fazer campanha para alguma agência de modelos contratar o moço, até que descobriram que ele havia sido mesmo modelo antes de se viciar em crack. Uma linda corrente de solidariedade - mas será que teriam feito o mesmo se fosse um negro desdentado?

6. As páginas de humor

Ainda bem que alguns modismos do Face são divertidíssimos. De repente uma cai no gosto do povo e em uma semana já amealha milhões de seguidores. Um dos maiores fenômenos do gênero em 2012 foi a Gina Indelicada, que gerou até polêmica quando seu autor foi acusado de plagiar piadas. Também bombaram a Dilma Bolada, um perfil "fake" e hilário da nossa presidenta onde ela se define como "humilde" e "majestade" ao mesmo tempo, e Moça, Seu Namorado é Gay, onde sobraram farpas até para Brahim Zabat, o atual companheiro de Madonna.

7. Batman esbofeteando Robin

São tantos "memes" que já existem até "memes" que criticam o excesso de "memes". Um dos mais populares é aquele quadrinho do Batman dando um tapa na cara do Robin, cujos balões de diálogo são preenchidos de acordo com a ocasião.

Mas não estou reclamando. Os modismos facebookianos servem para nos confortar. Dão a sensação (talvez falsa) de que fazemos parte de uma imensa comunidade, em que somos aceitos e queridos.

E a maioria não tem vida longa. Somem mais rápido do que surgiram. Aí deixam espaço para os "clássicos", que mascaram a imensa falta de assunto da humanidade: as fotos de bebês, de comida, de animais de estimação

Vou deletar o próximo amigo que postar que está indo para a academia.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias