Tony Goes

Harry e a divertida tradição dos príncipes malcomportados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

D. Pedro 1º teve sorte. Em sua época não havia paparazzi. Suas estripulias estão devidamente registradas nos livros de história e seus súditos estavam fartos de saber que o soberano tentava traçar qualquer mulher que lhe cruzasse o caminho. Entretanto, se cada travessura real fosse estampada nas capas das revistas, o 1o. Reinado teria durado ainda menos do que durou.

"Playgirl" diz que ofereceria até US$ 1 milhão por nudez do príncipe Harry
Após proibição, tabloide faz jornalista imitar príncipe Harry nu
Príncipe Harry culpa seguranças por vazamentos de fotos dele nu, diz site

Quase todas as casas reais do mundo têm suas ovelhas negras, e não é de hoje. O poder, a fortuna e a fama, somados à sensação de impunidade dos infantes, geraram escândalos divertidos em inúmeras monarquias e, de vez em quando, alguns problemas sérios.

As fotos do príncipe Harry pelado num quarto de hotel em Las Vegas só confirmam o que todos já sabíamos: ele é mesmo do balacobaco. Suas festinhas em Londres estão se tornando lendárias. O rapaz vem se provando um sucessor à altura da princesa rebelde da geração anterior, Stéphanie de Mônaco.

A filha mais nova do príncipe Rainier com Grace Kelly aprontou bastante quando solteira. Dizem que ela estava ao volante no acidente que matou sua mãe. Depois chegou a se lançar como cantora pop, algo impensável para as dinastias de países maiores que seu minúsculo principado. Namorou estrelas como Rob Lowe e Anthony Delon, mas acabou se casando com seu guarda-costas.

O enlace com plebeus algo polêmicos é a nova moda entre a jovem realeza europeia. A princesa Victoria, herdeira do torno sueco, casou-se com seu personal trainer. O príncipe Haakon, futuro rei da Noruega, desposou uma mãe solteira. E o príncipe Willem-Alexander escolheu a filha de um ministro da ditadura argentina (e suposto torturador) para ser a futura rainha da Holanda.

Pelo menos essa garotada está escapando dos casamentos de conveniência com outros nobres. Imagino o que a rainha Sofia da Espanha deve estar sofrendo, agora que a imprensa revelou que o rei Juan Carlos tem uma "amiga" alemã que o acompanha nas viagens (se bem que ela devia saber deste caso há muito tempo).

Apesar dos eventuais constrangimentos, prefiro estas puladinhas de cerca à disciplina da família real japonesa. Por lá o protocolo é tão rígido que a princesa Masako, casada com o futuro imperador Narihito, passou anos enfurnada no palácio, acometida de profunda depressão.

As traquinagens de Harry mostram que ele é um jovem igual aos outros, apenas com alguns milhões de libras a mais na conta. A discretíssima rainha Elizabeth II deve ficar lívida não só com a irresponsabilidade do neto, mas também com sua ingenuidade.

Afinal, deixar que um "amigo" o fotografe naquela situação e depois vaze as imagens na internet é coisa de playboy amador. Seja mais safo, Harry. Mas, por favor, continue nos divertindo.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias