Tony Goes

As calças de Zeca Camargo e as ilusões de ótica da mídia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mundo está mais rápido. A mídia também. Os canais por assinatura e a internet precisam de notícias novas o tempo todo, sem parar. Essa correria por novidades faz com que fatos irrelevantes se tornem manchetes. Acabamos com uma visão distorcida da realidade.

A culpa não é só de quem escreve, mas também de quem lê ou assiste. Projetamos nossas ideias pré-concebidas sobre o noticiário e acreditamos numa versão fantasiosa dos fatos, concebida em parte por nós mesmos.

Um exemplo recente: as calças de Zeca Camargo. Ontem circularam pela web inúmeras notinhas sobre o "vexame" que o apresentador teria passado em pleno palco, quando suas calças sofreram um enorme rasgão durante uma palestra.

O próprio "F5" deu a notícia com destaque, e é claro que choveram comentários. Muita gente disse que Zeca tinha voltado a engordar, e que por isto suas calças teriam "explodido".

Ontem mesmo ele subiu um post em seu blog explicando que não foi bem assim. O rasgo aconteceu antes dele entrar no palco, e era tão pequeno que ninguém da plateia conseguiria ver.

Mas, para provar que este acidente insginficante se transformaria em notícia, Zeca contou para sua audiência o que tinha acontecido. E apostou que ela logo seria tuitada e repetida na rede, até se transformar num episódio gravíssimo. Dito e feito.

Outro exemplo, este com consequências potencialmente mais sérias: a transformação de Ana Lúcia Assad, a advogada de defesa de Lindemberg Alves, na vilã da hora. A moça está sendo hostilizada ao deixar o tribunal, tanto que ontem precisou de proteção policial.

Não sou expert em direito para dizer se Ana Lúcia está mesmo se excedendo, nem sei o que realmente está se passando durante o julgamento. Só vejo os relatos que aparecem na imprensa, geralmente carregados de sensacionalismo.

Mas sei que temos uma enorme dificuldade em compreender que até mesmo réus confessos têm direito à defesa. Aconteceu coisa parecida com o advogado de Alexandre Nardoni.

A realidade é cinzenta e cheia de dubiedades. Mas preferimos um mundo em preto e branco, com mocinhos e bandidos bem definidos. Também adoramos acreditar que coisas fantásticas se passaram, quando de fato pouco ou nada aconteceu.

Pega bem reclamar, mas no fundo gostamos que as coisas sejam assim.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias