Thiago Stivaletti

Glória, Fernanda e as divas globais na arena louca da internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Ótimo. Excelente. Não sou capaz de opinar."

 
As (não) opiniões de Glória Pires comentando o Oscar na Globo tomaram as redes sociais de assalto no último domingo (28). Na semana passada, outra estrela global, Fernanda Torres, viu-se obrigada a escrever uma retratação a um artigo em que louvava o machismo à moda antiga e relativizava as qualidades do feminismo.
 
Fernanda é colunista de jornais já há alguns anos, mas desta vez escreveu na página do "Agora É que São Elas", aberta para dar mais espaço às mulheres na mídia — ou seja, no lugar mais impróprio para isso.
 
Não gosto de torcer pelo fracasso de ninguém, mas nestes dias está difícil não se perguntar qual será a próxima grande estrela da Globo a sucumbir à arena sem dó nem piedade da internet.
 
Há coisa de 15 anos, na era pré-Facebook, esses atores e atrizes pairavam acima do bem e do mal, num Olimpo inquestionável. Hoje, essas próprias estrelas querem participar dos debates, dar suas opiniões como qualquer pessoa — mas o problema é que não são qualquer pessoa.
 
Formaram sua imagem na TV aberta numa época em que essa TV reinava absoluta, entravam todas as noites nas nossas casas, rindo e chorando, nos fazendo rir e se emocionar (ainda fazem, mas cada vez menos gente vê). Como disse Antônio Fagundes uma vez, em entrevista a Marília Gabriela: "Hoje a pessoa pode levar uma TV portátil para o banheiro e fica vendo você atuar ali, no seu momento mais íntimo."
 
É fato: quanto maior a estrela, mais gostamos de bater nelas se saem do seu quadrado. Glória mereceu as dezenas de memes e brincadeiras com sua participação desastrada no Oscar? Sem dúvida.
 
Num movimento um pouco arriscado, gravou um vídeo de resposta as reações em que declarava, entre outras coisas: "não estou doente..." (como se alguém tivesse comentado: "você está tão lacônica nos comentários... tá passando mal?). E dois dias depois já estava lançando uma linha de camisetas com seus comentários no Rio, fazendo a linha "falem mal, mas falem de mim".
 
Poucas divas das antigas de adaptam aos novos tempos —nem todo mundo tem o dom natural de Susana Vieira pra isso. As outras... Vão ter que aprender na raça, na base da tentativa e erro.
 
Glória talvez tenha razão: o negócio é relaxar e não levar nada a sério. Se o mundo novo é admirável, ainda não sei. Mas ele é bem divertido e cheio de lances imprevisíveis.

Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti é jornalista, crítico de cinema e noveleiro alucinado. Trabalhou no "TV Folha", o extinto caderno de TV da Folha, e na página de Televisão do UOL. Viciou-se em novela aos sete anos de idade, quando sua mãe professora ia trabalhar à noite e o deixava na frente da TV assistindo a uma das melhores novelas de todos os tempos, "Roque Santeiro". Desde então, não parou mais. Mesmo quando não acompanha diariamente uma novela, sabe por osmose todo o elenco e tudo o que está se passando.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias