Renato Kramer

'Eu gosto de fazer o primeiro episódio parecer o último', diz João Emanuel Carneiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O autor da nova novela das 21h da Globo, que estreia nesta segunda-feira (31), esteve no "Fantástico" (Globo) deste domingo (30) e conversou com a apresentadora Poliana Abritta.

Escrevendo 10 horas por dia pelos próximos 7 meses, o autor João Emanuel Carneiro ("A Favorita", "Avenida Brasil") declarou que o ponto de partida de "A Regra do Jogo" foi o personagem Romero Rômulo que será vivido por Alexandre Nero —o comendador de "Império".

"Eu vivo pra fazer o bem, sou um defensor dos direitos humanos, dos presos, dos marginalizados. Não faço nada disso em benefício próprio", aparece o próprio Romero falando sobre si mesmo. Mas será ele mesmo um anjo ou um monstro?

"Eu acho que essa é a grande questão da novela e do Romero. É o tempo todo esses dois lados da moeda, né?", avisa Carneiro. "Aí é o público que vai começar a descobrir as coisas —quem tá falando a verdade, quem não. Essas coisas vão ser reveladas no decorrer da novela, mas não como antigamente só no final: diariamente vão ser reveladas, diariamente", declarou Alexandre Nero.


Tony Ramos (Zé Maria) também se pronunciou: "Montado nos meus 51 anos de televisão, eu lendo, eu queria saber o que ia acontecer no outro capítulo. Eu falei: 'Barbaridade, que novela boa!'". Já Cauã Reymond (Juliano) observou: "É um dom do João Emanuel. Ele consegue fazer com que todo o mundo fique com dó da grande vilã ou do grande vilão que é um monstro".

Poliana quis saber se o autor já tem tudo na cabeça. "Tenho vários caminhos. A novela é uma obra aberta e ela é um jogo que se estabelece com o público", diz Emanuel.

Conta que Juliano aparece como herói para enfrentar o Romero —mas também paira uma dúvida se ele está dizendo a verdade ou não —porque ele acaba de sair da cadeia onde ficou quatro anos preso.

Poliana lembra o fato de que nas novelas de João Emanuel a primeira impressão não é a que fica. "Eu acho que os meus personagens tem muita humanidade assim. Eu procuro construí-los com falhas, imaginando que são pessoas mesmo que estão ali", afirma o autor.

"A imaginação fértil vem desde criança", observa a apresentadora. "Eu tinha muitos soldadinhos de chumbo", confessa o autor. "Eu inventava histórias com meus bonequinhos. Tem a ver com o fato de eu me tornar um ficcionista. Foi uma carreira que continuou, na verdade. Se pensar bem, eu faço isso desde sempre, né?".

Crédito: Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo O autor de telenovelas, João Emanuel Carneiro, posa em lixão cenográfico no Rio de Janeiro
João Emanuel Carneiro, autor da nova novela das nove, 'A Regra do Jogo', posa em lixão cenográfico no Rio

Susana Vieira é Adisabeba, praticamente a dona do morro da Macaca. Nome da capital da Etiópia, o autor resolveu usá-lo ao passar de avião sobre ela. Pensou: "Ai, que engraçado esse nome para uma pessoa".

Vanessa Giácomo será Tóia. "Ela é uma mulher muito honesta, muito digna. Ela vai roubar um dinheiro para pagar uma cirurgia para a mãe não morrer. Então coloca um desafio muito grande para as pessoas julgarem".

"Eu acho que para vencer na vida não existe limite", essa é a máxima da trambiqueira Atena (Giovanna Antonelli). A atriz confidencia que já tinha sido convidada para fazer essa novela há dois anos. "Já estava me preparando há muito", confessa.

Se vai ter humor? "Muito. Tem um cara [Marcos Caruso] com a família decadente que mora todo o mundo junto num apartamento", conta Carneiro.

Para dar mais realismo desta vez haverá câmeras escondidas como no "Big Brother". "Nem os atores saberão onde elas estão", afirma a diretora Amora Mautner.

"Eu gosto de fazer o primeiro episódio parecer o último", declara João Emanuel Carneiro. "Já apresentar a história —dizer a que veio".

"A Regra do Jogo" estreia nesta, às 21h.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias