Renato Kramer

Que mistérios envolvem Débora Lyra, a bela da vez em 'A Fazenda'?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Que mistérios envolvem a bela capixaba de 1,80 cm de altura que anda roubando a cena em "A Fazenda 7" (Record), particularmente neste domingo (16)?

Essa menina nascida em Vila Velha (ES), já aos 12 anos de idade vencia o seu primeiro concurso de beleza, o de Garota Acquamania (Guarapari - ES). Com o seu ar de menina-moça, em seu escultural corpo de mulher, Débora Moura Lyra, 25, confessa que tem sérios problemas com a balança. Já declarou em entrevistas ter ganho e perdido 15 kg mais de quatro vezes.

Quem a vê desfilando pela fazenda —sim, porque ela realmente não anda, ela desfila!— pode até duvidar da briga da moça com os quilinhos a mais, mas Débora garante que a sua batalha com a balança é ferrenha. Disciplinada, e sabendo muito bem o que quer, isso não foi empecilho para que ela vencesse nas passarelas da beleza.

Em 2009, tornou-se Top Model of the World, superando 60 concorrentes no concurso realizado em Berlim (Alemanha). Em 2010 mudou-se para Divinópolis (MG) a convite e venceu o Miss Minas Gerais daquele ano. Foi então eleita Miss Brasil 2010, com todo o mérito, posso afirmar de cátedra, pois eu estava lá no Memorial da América Latina (SP) na noite de sua coroação.

Desde a sua primeira entrada, chamei a atenção de amigos que me acompanhavam: "Prestem atenção nessa moça de Minas Gerais, é a mais bonita". E era. Ironia do destino, foi o único concurso de Miss Brasil que eu assisti ao vivo como convidado. Alguns boatos davam conta de que a moça perdera 10 kg às vésperas do concurso Miss Brasil e, que durante o seu reinado tivera alguns contratempos e voltara a engordar, o que teria prejudicado a sua classificação no Miss Universo 2010. É bem provável.


Dando sequência a sua bem sucedida carreira nas passarelas da beleza, Débora foi escolhida a Miss Brasil Universitária em 2011. Em 2012, sobreviveu a um gravíssimo acidente de carro na estrada, do qual, para quem viu o estado em que ficou o veículo, saiu viva por um verdadeiro milagre. Passou por um longo e delicado processo de recuperação e ressurgiu linda e morena em Vila Velha, onde abrira um salão de beleza. Tão linda que teve problemas sérios de assédio com um certo cidadão que a perturbava por telefone, na frente do seu local de trabalho, até que foi preso.

Em 2014, completamente recuperada, a bela volta às passarelas e vence o concurso Miss Multiverse, em Punta Cana (República Dominicana). No mesmo ano, é convidada a participar da sétima edição do reality rural "A Fazenda", na Record, no qual desde a sua entrada chamou a atenção pela beleza, elegância e feminilidade.

Nos últimos dias, a bela tem estado sempre no foco pelas cenas fortes de romance explícito com Marlos Cruz, o bonitão que chegou a desdenhá-la outro dia numa rápida explosão de raiva e ciúmes, mas que já voltou a arriar os quatro pneus e confessar-se apaixonado pela miss. Quem ousaria culpá-lo?!

No celeiro, a peãozada discute a relação do casal. "Ela é criançola!", diz um. "Ele é criança também!", cutuca outro. "Ali, os dois se merecem!", arremata um mais ácido. "Eles é que vão ficar queimados, não a gente!", argumenta outro. Será?!

No mesmo instante, Marlos e a Miss, deitados juntos e abraçadinhos, conversam no tom dos apaixonados. Ele quer voltar a namorar, como estavam até então, mas a miss faz muxoxo e solta com seu melhor ar de menina-mulher sedutora: "Você terminou, você tem que me pedir de volta. Pedir em namoro de novo. Você acha que é assim? Que eu sou fácil assim?!". Marlos abre o seu melhor sorriso, mas a miss finge não se sentir abalada com o seu charme e deixa-o lutar um pouco mais para ganhar o grande beijo da reconciliação.

No celeiro, as "comadres" ainda tricotavam sobre a bela. Para tentar levantar alguma mancha na imagem da miss, ouve-se de repente: "Mas ela não é santa!". Não, santa ela não é. Mas qual dentre as que a estavam criticando o é?! Não, Débora Lyra nunca disse que era santa, disse que era miss.

E miss significa "a mais bela" —e isso ela é! Mesmo repetindo um modelo de macacão estiloso preto e branco que lhe cai tão bem e que fez Marlos comentar: "Tu tá bonita!". "Obrigada", respondeu com um suave sorriso a Garota Acquamania, Top Model of the World, Miss Minas Gerais, Miss Brasil, Miss Brasil Universitária e Miss Multiverse. A bela guerreira Débora Lyra.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias