Renato Kramer

Zécarlos Machado consolida caráter de seu personagem em 'Sessão de Terapia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A série "Sessão de Terapia" (GNT) apresentou a maratona das consultas da semana neste sábado (13) e reprisará neste domingo, a partir das 17h.

Na consulta das segundas-feiras, o psicanalista Theo (Zécarlos Machado) costuma receber a conturbada professora Bianca (Letícia Sabatella), uma mulher que ama demais o marido. Mas nesta semana Bianca não apareceu no consultório. O marido Tadeu (Nicolas Trevijano) procurou por Theo em seu lugar.

"Ela te enganou o tempo todo", declara Tadeu ao anunciar que Bianca desapareceu com o filho Enzo. "Se você quiser, você pode confirmar tudo!", diz Tadeu enquanto fornece ao surpreso Theo os telefones dos pais e de um antigo psiquiatra de Bianca.

Tadeu desmente quase tudo que Bianca relatara a Theo em terapia: que é ela mesmo que se machuca para depois acusá-lo de bater nela, que ela já fez dezenas de terapias anteriormente e que ele, na verdade, é gerente de um banco e não tem nenhuma oficina como Bianca afirmara.


"Você ainda não está acreditando em mim?", diz Tadeu ao perceber o olhar desconfiado do terapeuta. Tadeu ainda acrescenta que Bianca teve o seu primeiro surto aos 13 anos, quando fora rejeitada por um coleguinha da escola e que, mais tarde, grávida de Enzo, foi surpreendida por Tadeu batendo em sua própria barriga, tentando abortar o filho.

"Tudo o que você está me contando é muito grave e muito delicado", confessa Theo, "sinceramente, Tadeu, eu ainda não sei o que pensar". Para piorar a situação, Tadeu conta que quando ameaçou se separar de Bianca ela chorou muito e pediu uma última chance. E, que se ele não lhe desse, ela se mataria ou alguém ia morrer! "Não é bom para ninguém viver no inferno que a gente vive", desabafa Tadeu.

Um embate de excelentes atores. Zécarlos Machado, que vem protagonizando a série desde a sua primeira temporada, consolida cada vez mais o caráter do seu personagem —vivendo-o com naturalidade e profundidade na medida exata.

Nicolas Trevijano, que viveu com brilho recentemente no teatro o sombrio Sr. Ponza no espetáculo indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) "Assim É Se Lhe Parece" (Pirandello), volta a mostrar todo o seu talento ao vivenciar o angustiado marido de Bianca. Em cenas de close, em sua maior parte, o olhar firme do ator passa toda uma intensidade que lhe assegura a total verossimilhança do seu personagem.

Resta saber quem estaria realmente mentindo: se a perturbada professora que afirma ser espancada ou o marido que a procura freneticamente? Ao fechar a porta atrás de Tadeu, Theo corre para o telefone e liga para o número do antigo psiquiatra de Bianca.

Nas terças-feiras Theo atende Diego (Ravel Andrade), um adolescente com problemas com o álcool. Nas quartas é a vez de Felipe (Rafael Lozano), um gay não assumido. As quintas são reservadas para Milena (Paula Possani), uma jovem viúva com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Às sextas-feiras Theo participa de um grupo de supervisão com os colegas Rita (Camila Pitanga), Guilherme (Celso Frateschi) e Evandro (Fernando Eiras).

Sob a competente direção de Selton Mello, a ótima "Sessão de Terapia" já anuncia as últimas semanas de sua terceira temporada de sucesso.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias