Renato Kramer

Humberto Martins destrava o Virgílio e ganha a cena de 'Em Família'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emoções fortes deram vida ao capítulo desta sexta-feira (27) de "Em Família" (Globo).

Helena (Julia Lemmertz) conta para Virgílio (Humberto Martins) sobre a loucura que Laerte (Gabriel Braga Nunes) cometera com André (Bruno Gissoni), colocando a vida do antigo namorado da filha Luiza (Bruna Marquezine) em perigo. Sem dar muitas explicações para a mulher, Virgílio vai até a casa da filha.

Luiza está justamente comentando com o seu gato Romeu sobre o vestido de noiva que a mãe lhe dera, pensando mesmo em usá-lo para demonstrar que não lhe guarda nenhum rancor – quando o pai bate à sua porta. "Luiza, eu não vou poupar você de nada do que vim te dizer", vai lhe avisando o pai. E não poupa mesmo. E é nesse desabafo comovido que o ator ganha a cena.

"Ele é doente", declara Virgílio em tom grave sobre o noivo da filha, "ele tem um comportamento patológico obsessivo!", afirma emocionado. E cresce em intensidade ao relembrar que Laerte o enterrou vivo. "Até hoje eu sinto o gosto daquela terra na minha boca!", grita Virgílio. E no destravar do trauma do personagem, Humberto Martins solta uma forte emoção para logo em seguida segurá-la, ao estancar a mão já no ar para dar um tapa na cara da filha teimosa e atrevida. Ele vira as costas e se vai. Bela cena.


"Eu tenho pavor que você seja vítima desse crápula!", desabafara Virgílio em meio à discussão, "e isso eu não vou permitir, nem que eu tenha que morrer!", assegurou-lhe o pai. Luiza, que herdou a teimosia da mãe, lhe joga na cara que provavelmente ele só não se desfizera daquela cicatriz no rosto que Laerte lhe fez para lembrar Helena disso todos os dias. Bruna Marquezine também se saiu bem no papel da filha tinhosa.

Virgílio devia ter aproveitado que a "Lei da Palmada" mal foi sancionada e soltado a mão. Até porque Luiza já não é nenhuma criança. Que moça chata! O pai está virando do avesso para tentar lhe ajudar a não cair na maior cilada da sua vida e ela ainda desdenha. Pelamor! Que "karma" desse homem: a mulher passou a vida inteira amando o cara que o enterrou vivo e agora a sua única filha quer se casar com esse mesmo homem! Isso só pode ser encosto, e dos brabos!!!

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias