Renato Kramer

Ainda é tempo de descobrir 'Tudo Sobre os Homens'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O espetáculo "Tudo Sobre Os Homens" mudou de casa e de elenco, mas continua afiado agora no palco do Teatro Bibi Ferreira (SP).

Texto inédito do primeiro autor croata encenado no Brasil Miro Gravan, "Tudo Sobre Os Homens" conta cinco histórias sobre um aparente cotidiano masculino, que se transforma em momentos especiais no enfoque humano e sensível do autor.

Gravan, segundo o programa da peça, é o único dramaturgo vivo que tem um festival dedicado exclusivamente ao seu trabalho fora de seu país – o Gravan Fest, realizado na Eslováquia desde 2003.

Na peça, os três atores dão vida a doze personagens convincentes, sem mudança de figurinos e nem grandes elucubrações cênicas. Com agilidade e muita versatilidade, o trio muito bem orquestrado pela direção precisa de Flávio Faustinoni dá conta do recado com humor e emoção.

Juan Alba, que substitui o ator Oscar Magrini, marca por sua forte presença cênica e suas nuances de voz e postura para cada personagem. Está perfeito como o amigo moralista que procura ser o certinho. O gay ciumento e discretamente afetado que realiza em uma das histórias é rico em detalhes, sem exageros, na medida certa.

Denis Victorazo arrisca um pouco mais e se dá muito bem com o humor acentuado de algumas cenas suas. Vai do "garanhão tímido" ao velho de oitenta anos com problemas de memória, numa ótima composição, com limites bem diferenciados e bastante definidos. O seu gay comportado com ímpetos histéricos é muito engraçado.

Flávio Faustinoni, além de ter traduzido o texto e dirigido a peça, completa o afiado elenco. E a sua participação fecha o círculo do trio com chave de ouro. É divertido quando necessário e emociona às lágrimas na cena em que faz o filho revoltado que pede perdão ao pai moribundo. Talento para dirigir, talento para atuar.

No final, quando os três ex-amigos de infância se reencontram com idade avançada no mesmo asilo para velhos, embora em situação absolutamente fictícia, tem-se uma sensação exata de que, decididamente, a vida sem amigos não vale nada.

Vale a pena descobrir "Tudo Sobre Os Homens", agora em cartaz no Teatro Bibi Ferreira (SP).

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias