Renato Kramer

'Câmera Record' mostra 'milagres da maquiagem' de anônimos e famosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imediatamente após a apresentação de "Milagres de Jesus", a Rede Record levou ao ar "Milagres da Maquiagem" no "Câmera Record" desta quarta-feira (26). E bota milagre nisso!

Teria a atriz americana Jennifer Lopez recebido o título de "a mulher mais sexy do planeta" se tivesse sido avaliada sem maquiagem alguma? E a produção do programa mostrou as inevitáveis e sempre curiosas fotos do "antes e depois" da maquiagem.

Nem o bonitão Bard Pitt escapou das famigeradas fotos. Cá entre nós, ele estava bem tanto no antes quanto no depois. Que a maquiagem faz milagres na vida de uma mulher, todos estão cansados de saber. Mas ainda há sempre quem se surpreenda grandemente ao observar fotos de celebridades nessas comparações um tanto óbvias.

Os tempos mudaram. Muitos recursos estão à disposição do mercado da beleza, um dos que mais cresce no país. E há muito que quem cuida da estética não é mais considerado superficial. Claro que tudo pode e deve ter limites. A reportagem do programa chamou a atenção para o cada vez maior número de crianças que estão às voltas com maquiagem. Rostinhos delicados, exigem um cuidado ainda maior.

Outro ponto importante ressaltado pelo programa foi o de produtos que não são regulamentados e que causam problemas alérgicos, por vezes bastante sérios. Produtos vendidos a preço de banana no comércio popular foram encontrados com abundância. Aquela velha história de que o barato sai caro.

Tem gente que leva muito a sério o seu visual. "Eu não atendo a porta sem um batom!", confidenciou uma dona de casa com seus cinquenta e poucos anos de idade. A jovem atendente Daiane engole o café quase puro pela manhã e vai se maquiando no ônibus, mas não chega no seu trabalho sem o seu "make" básico.

Crédito: Reprodução/Record Câmera Record' mostra 'milagres da maquiagem' de anônimos à famosos
'Câmera Record' mostra 'milagres da maquiagem' de anônimos à famosos

A produtora Fabíola faz o que muita mulher deve fazer por aí: vai se maquiando no carro, aproveitando cada farol fechado para ir acrescentando um pozinho aqui, uma máscara de cílios ali e, ao estacionar, o bom e velho batom. "Sempre cuidando para não atrapalhar o trânsito", lembrou Fabíola.

E o que já foi um universo dominado apenas pelas mulheres, perdeu essa característica também não é de hoje. O "Câmera" mostrou que muitos homens já aderiram o "design" de sobrancelhas — a exemplo do jogador galã inglês David Beckham. E até mesmo ao "make-up"! Será?

A produção fez um teste um tanto radical: colocou uma bancada de maquiagem para homens em um Centro de Tradições Nordestinas para ver como funcionaria. Os "cabra-machos" passavam léguas longe da maquiadora, olhando aquilo com estranhamento. Até que a produção conseguiu um que se aventurou e, a princípio, gostou do resultado. O que ele ouviu depois que a equipe da Record foi embora, ninguém sabe.

Já em outro bloco, foi mostrada uma linha de maquiagem específica para quem tem acne. Além de cobrir e deixar a pele lisinha, o produto tem efeito de cura. De qualquer forma, é sempre melhor consultar um dermatologista antes do uso de qualquer medicação.

Uma balconista de loja foi escolhida para fazer a boa e sempre funcional "transformação". Sem a maquiagem os passantes lhe davam 50, 53 anos. Depois de produzida, com direito a cabelo e tudo, passaram a lhe dar 39, até 35. Ela ficou tão feliz que prometeu nunca mais lavar o rosto!

Brincadeira? Pois eu tinha uma amiga (Adriane Scoralick), que resolvera criar uma micro-empresa de batons. Ao me pedir uma sugestão de nome para a sua marca, eu lhe perguntei porque especificamente batom. Ao que ela me respondeu com a maior naturalidade: "Sem batom eu me sinto nua!".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias