Renato Kramer

Carisma de Carlos Moreno ganha o palco em 'Florilégio Musical 2 - Nas Ondas do Rádio'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Florilégio Musical 2 - Nas Ondas do Rádio" é o espetáculo musical leve e cheio de graça que está em cena em novo local e em novo horário em São Paulo.

Em cena, três atores-cantores da melhor qualidade: Carlos Moreno (o sempre carismático Garoto Bombril), Mira Haar (a Carolina, esposa de Antônio Fagundes no seriado "Mundo da Lua" - TV Cultura) e Patrícia Gasppar (que viveu a Caipora no "Castelo Rá-Tim-Bum", também na TV Cultura).

Mas essas são apenas referências clássicas dos três excepcionais artistas. Nos idos anos 70, Moreno e Haar, ao lado de Flávio de Souza, formavam um dos grupos de teatro mais irreverentes e deliciosamente "nonsense" dos palcos paulistanos, sob a direção de Naum Alves de Souza.

Patricia Gasppar, entre tantos outros bons trabalhos, acaba de viver a enérgica e ardilosa Poncia de "A Casa de Bernarda Alba" (Federico Garcia Lorca) com muito brilho, em temporada de sucesso no Teatro Cultura Artística Itaim (SP).

Mas em "Florilégio" a química entre os três atores é imediata. Vestidos bem no estilo "cantores do rádio" — com figurinos primorosos de Mira Haar, o trio canta e contracena com graça e humor refinado, apresentando clássicas canções da "Era de Ouro" do rádio brasileiro.

Crédito: Divulgação Carlos Moreno e Mira Haar interpretam 40 canções no musical "Florilégio"
Carlos Moreno e Mira Haar interpretam 40 canções no musical "Florilégio"

Assim que desfilam composições de Ataulfo Alves, Zé Keti, Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Assis Valente — entre tantos outros, em belos arranjos e ótima execução do jovem e talentoso maestro Jonatan Harold. Delicadeza e sensibilidade geral sob o comando do grande artista e exímio diretor Elias Andreatto.

Em solos aleatórios, os atores se sobressaem em interpretações muito personalizadas. De repente Mira Haar solta a sua voz encorpada para nos lembrar que "A Vida É Mesmo Assim" — sucesso retumbante da cantora Cláudia Barroso (1971). Em seguida suaviza e dá um show de melodia ao interpretar "Barracão" (Luis Antônio/ Oldemar magalhães) — um dos maiores hits da cantora Elizeth Cardoso.

Carlinhos Moreno brinca com o seu vozeirão ao interpretar com humor as clássicas "Vingança" (Lupicínio Rodrigues) e "Ensaboa" (Cartola), na qual as atrizes fazem uma divertida participação.

Patrícia Gasppar arrasa no "Brasileirinho" (Waldir Azevedo) — junto à precisão dos teclados ágeis de Jonatan Harold, e ainda dá um show de jogo de cintura ao fazer a "Escandalosa" (Ramon Novaez). Juntas, Gasppar e Haar, envolvem a plateia em suas divertidas e calientes versões de "Ronda" (Paulo Vanzolini) e "Eu Dei" (Ary Barroso) — esta última sucesso do carnaval de 1937 na voz de Carmen Miranda.

E o trio se reúne novamente para cantar em "vocalises" o sucesso internacional "Aquarela do Brasil" (Ary Barroso), bem no pasteurizado estilo Ray Conniff. E também não poderia deixar de ter uma versão poliglota de "Garota de Ipanema" (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) — que sai em inglês, francês e espanhol. E o refrão logo se confunde com o de "Ai, Se Eu Te Pego", sucesso não menos internacional na voz de Michel Teló.

E num repente deliciosamente desconexo, o trio está cantando e coreografando o sucesso coreano internacional de 2012: "Gangnam Style", do músico PSY. Voltando à terrinha, Moreno, Haar e Gasppar soltam a voz no "Canta Brasil" (Alcyr Pires Vermelho/ David Nasser).

Livre, leve e solto, "Florilégio Musical 2 - Nas Ondas do Rádio" é uma pérola de espetáculo: envolvente, delicado e suave, e passa tão rápido que deixa um gostinho de quero mais. Em horários específicos, fica em cartaz no Teatro Eva Herz (Conjunto Nacional - SP) até 30 de março. Vale conferir.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias