Renato Kramer

A 'Rainha do Axé' anima o "BBB12"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Pra essa final agora, trouxe até um patuá da Bahia pra vocês", foi logo avisando a cantora Daniela Mercury. Linda, leve e solta, a 'rainha do axé' teve a difícil tarefa de animar os quatro comportados praianos. E conseguiu!

A transmissão de ontem foi rápida e rasteira. Era noite de futebol. Foi mostrada uma ligeira retrospectiva da eliminação do mineiro João Carvalho. Depois a partida da 'chica pelada' Noemí, a surfista espanhola que tirou o cowboy Fael da 'secura total'.

Um rápido flash mostrou também o 'bom rapaz' abraçando a apresentadora paulista Fabiana assim que voltou do paredão. "Quem que é a minha rainha aqui dentro?". A 'mama' derreteu-se. Ela sempre se derrete. "Ah, menino". Sem nenhuma alusão ao que quer que seja, me veio à mente a bela voz de Nana Caymmi: "ah, vem cá meu menino, pinta e borda comigo... e me deixa mais bonita!" (Mudança dos Ventos). Mas a música não tocou.

E lá se foi a moça das Ilhas Canárias. A produção surpreendeu-a com flores e um álbum contendo belas fotos de sua passagem pelo "BBB12". Uma delas era um grande close de um beijo cinematográfico em Fael, na borda da piscina. Todos riram muito vendo as fotos. Só Fabiana não achou muita graça. "Deixa de ser ciumeira, mama!", ecoou a voz de Pedro Bial no ar.

"Posso levar pasta de dente e xampu para os meus companheiros na Espanha? Lá já acabou tudo deles!". Em seguida apareceu Noemí fazendo uma boa 'sacolinha' na dispensa. Pelo visto, a crise europeia abateu-se também sobre o "Gran Hermano". Para Fael, a espanholinha desencanada aconselhou apenas: "viva la vida loca!". Dos outros, despediu-se sugerindo com naturalidade: "fiquem tranquilos... não desistam".

"Vocês estão nervosos?", perguntou a baianíssima Daniela Mercury, esbanjando beleza, talento e simpatia. "Eu vim pra tirar o nervoso de vocês, porque música é carinho!". "E vocês vão dançar comigo, porque eu não trouxe meus bailarinos!", acrescentou Daniela dirigindo-se para o meio da pista.

"Kuduro, já ouviram falar?!", foi anunciando a cantora em seu elegante modelito em paetês preto e branco. "A dança é bem sem vergonha --como o povo baiano. O povo baiano é bem sem vergonha!", afirmou sempre sorridente e carismática a 'rainha do axé', brincando com o duplo sentido das suas palavras.

É desnecessário dizer que Fabiana estava em êxtase. Ela sempre fica. Mas tanto ela quanto Kelly, que também estava visivelmente comovida, fizeram bonito na coreografia ensinada por La Mercury. Quanto aos meninos. Bah. Bota desajeitado nisso!

"Quem é o mais charmoso?", instigou Daniela para estimulá-los. "Quem é que sabe rebolar?". Nenhum. Não querendo ser grosseiro, mas já sendo --não poderia haver um nome mais adequado para a dança que Jonas e Fael tentavam acompanhar. "Kuduro", teve origem em Angola, mas já se espalhou pelo mundo. Pelo que demonstraram os meninos, parece que ainda não foi muito disseminada nem pelo Rio Grande nem pelo Mato Grosso do Sul.

Mas o que importa é que Jonas e Fael estavam felizes. São franco favoritos para chegar juntos à final. "Quero a felicidade", cantava Daniela Mercury. Eles também. Se possível, com o 'milhão e meio' nas mãos. Diferentemente da letra da canção de Daniela, que diz: "quero tudo o que se tem pra trocar, que seja verdadeiro... dinheiro não!"

Acostumada a cantar para milhares de pessoas, Daniela Mercury conseguiu fazer o show mais animado e mais energético do "BBB12" com apenas quatro na plateia. Claro que ela sabia das câmeras em volta. Mas o público ao vivo é essencial para o seu estilo de show. E, mesmo assim, foi isso que os quatro semifinalistas 'praianos' e o público de casa recebeu da grande cantora baiana: um verdadeiro show!

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias