Renato Kramer

"Altas Horas": vida efervescente na madrugada!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Pro Dia Nascer Feliz" (Cazuza) foi a música que o cantor Ney Matogrosso apresentou no telão do programa "Altas Horas" (Rede Globo) na madrugada deste domingo. O programa de Serginho Groisman estava recheado de grandes e diferenciadas atrações.

Entre os convidados, além de Ney Matogrosso, a atriz e humorista Fabiana Karla (a Dil Maquinista do Metrô Zorra Total) e o músico Caçulinha. O sertanejo Leonardo cantou ao vivo, acompanhado de sua banda, e Ben Harper também pelo telão, em cenas previamente gravadas. Muito festejado por Serginho, o cantor e compositor californiano está em turnê pelo Brasil.

Harper, que fez sucesso com o single "Boa Sorte/Good Luck" em parceria com a cantora Vanessa da Mata, esteve ontem em Porto Alegre, onde cantou para um público de quase cinco mil pessoas. Hoje ele estará em Florianópolis, depois passará por Belo Horizonte (6/12), Brasília (7/12), dia 9 de dezembro se apresentará em São Paulo e dia 10 deve encerrar a sua turnê brasileira no Rio de Janeiro.

"O brasileiro gosta muito da sua música", comentou o apresentador do "Altas Horas". "Thank you", respondeu com simplicidade o cantor. Uma menina da plateia perguntou a Harper o que "sempre se pergunta aos turistas", disse ela. "O que você mais gosta no Brasil?".

"Alguns dos melhores skatistas são do Brasil. É muito legal estar no país deles, conhecer onde eles vivem", respondeu o cantor, que confessou adorar andar de skate. "Legal, bem original", disse a menina. Então Serginho explicou a Harper: "é que a maioria só fala do Carnaval, da caipirinha e da mulher brasileira".

Mas ele não foi a única atração internacional da noite. O projeto Playing For Change também marcou presença. O criador do projeto também estava lá, o engenheiro de som americano Mark Johnson. Com o objetivo de conectar diferentes culturas e mentalidades, o projeto se utiliza da música como instrumento para buscar a Paz. Assim foi formada a banda Playing For Change, com artistas de diversas nacionalidades. Músicos de rua, em sua maioria.

Mark contou que estava andando numa estação do metrô de Nova York, quando viu duas figuras com túnicas brancas, parecendo monges. Um tocava e o outro cantava lindamente. Disse que ficou fascinado com a qualidade do que ouvia e o quanto eles atraiam a atenção do público. "A grande habilidade que a música tem de aproximar as pessoas", disse Mark. Foi aí que decidiu montar um estúdio de som móvel e "procurar pelos momentos de música e inspiração onde eles estivessem".

O clipe musical do Playing For Change, que reuniu 35 músicos de todos os cantos do mundo acompanhando o cultuado cantor de rua Roger Ridley em "Stand By Me" (Jerry Leiber, Mike Stoller, Ben E. King), já está na casa dos cinquenta milhões de acessos no YouTube, segundo Serginho Groisman. De "brasileiro" no clipe, apenas o belo som do cavaquinho de Cesar Pope.

Leonardo cantou a música de trabalho de seu novo álbum "Nada Mudou": "Baby, Fala Pra Mim", versão de Gilmara Lima da canção "Quelqu'un M'a Dit", que correu o mundo na voz da cantora e primeira dama da França Carla Bruni. A versão já fora gravada anteriormente, mas os fãs apostam no sucesso que ela retomará na voz rouca do ídolo sertanejo.

Fabiana Karla, maquiada como se fora a um concurso de miss, estava muito cordata até ser questionada sobre se deve ou não haver limite no humor. Então foi bem objetiva: "agressividade e grosseria, não pode!", disse ela em tom jocoso, relembrando o bordão da doutora Lorca, seu antigo personagem de sucesso em "Zorra Total".

Ney Matogrosso, que em 2008 lançara "Camaleão" --a sua primeira caixa, com 15 CDs e outras raridades, que abrangia o início de sua carreira nos anos setenta até o começo dos anos noventa--, agora está lançando "Metamorfoses", que registra o que faltava do seu trabalho até os dias de hoje. "Tudo o que eu fiz está nessas caixas", brincou o cantor que bem poderia ter cantado mais no efervescente "Altas Horas" de ontem.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias