Celebridades

Fui crucificada por ser bonita, diz bandeirinha que ganhou fama repentina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos últimos dias a bandeirinha catarinense Fernanda Colombo Uliana, 23, ganhou as manchetes de todo o país após virar sucesso na internet e ter sido alvo de uma declaração polêmica do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos.

O clube perdeu de 2 a 1 para Atlético-MG e ao final do clássico, no domingo (11), o dirigente "aconselhou" a bandeirinha "posar para a 'Playboy' e não trabalhar com futebol". A declaração foi motivada por uma marcação incorreta de impedimento.

"Foi uma situação desnecessária. Julgaram o erro por eu ser mulher e não como uma pessoa comum. Foi uma troca de valores", disse Fernanda, que falou com exclusividade ao "F5" nesta quarta-feira (14). "Até agora não conversei com ninguém da imprensa sobre isso. Estava esperando a poeira baixar. Não quero mais exposição."

Sobre a declaração, a árbitra afirmou que nunca tinha sentido o machismo no futebol, apesar de acreditar que se trata de um esporte machista. "Nunca tinha presenciado um machismo dessa forma. O futebol é um esporte que, infelizmente, faz aflorar esse lado preconceituoso. Com certeza a declaração foi machista. Muitos erram no futebol. Por que o meu se tornou mais evidente? Foi pelo fato de eu ser mulher. O erro não comprometeu o resultado final", garantiu.

Com o caso, a bandeirinha disse que ganhou mais experiência para encarar no futuro situações semelhantes. "Fui crucificada por algo que eu nem sabia que tinha: beleza. Não sabia que eu era tão bonita assim", afirmou.

A propósito, Fernanda confirmou que não cogita posar nua. "Não tenho a menor intenção de ser modelo ou posar nua. Levo minha profissão muito a sério. Estou focada nisso", garantiu. Formada em educação física, a árbitra atualmente está se especializando em reabilitação física de grupos especiais, mas quer continuar no futebol. "Sempre gostei de futebol e a arbitragem foi a maneira que encontrei para sempre estar em campo. Talvez de outra forma eu não conseguisse", explicou.


Fernanda começou a trabalhar em 2009 na Liga Amadora de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Em seguida, passou para a série C do campeonato catarinense e foi subindo de divisões até, neste ano, chegar a Série A do Brasileirão. "Já atuei em outros jogos da série A e nunca ocorreu uma exposição como essa", contou. Além do futebol, Fernanda pratica atletismo em provas de velocidade de 100 e 400 metros e de revezamento. Ela também dá aulas de hidro fitness e é personal trainer.

Por conta da polêmica, nesta semana a CBF anunciou o afastamento da bandeirinha por algumas rodadas da série A do Campeonato Brasileiro, mas o objetivo não seria puni-la e sim preservá-la. "Tenho um apoio grande dentro da CBF e da Federação Catarinense. Continuo trabalhando e fazendo meu treinamento. Minha vida segue normalmente", disse. "O afastamento é um procedimento comum. Todos os árbitros passam por isso, não só quando erram. Não é algo de outro mundo", defendeu.

A única coisa que deixou Fernanda chateada foi a repercussão das críticas entre seus familiares e também com o namorado, que é fisioterapeuta e jogador de rúgbi. "Não é fácil para meus pais digerirem tanta exposição de um dia para o outro. Meu namorado me apoiou e não gostou nada dos comentários. Ninguém gosta", disse. "Ele não tem ciúmes", disse a bandeirinha, que a longo prazo pensa em casar e ter filhos. "Ele viaja para jogar os campeonatos e eu também. Mas temos um relacionamento normal."

Ao contrário dos outros juízes, que sempre escutam xingamentos nada educados endereçados às suas mães, Fernanda costuma ouvir das torcidas gritos de "linda" (entre outros adjetivos), mas afirma que não deixa isso desconcentrá-la. "Não interfere em nada. O torcedor, quando vai ao estádio, quer extravasar. Eu levo numa boa."

Dentro do campo, exceto pelo dirigente do Cruzeiro, Fernanda nunca ouviu nada desabonador: "São todos profissionais, ninguém está lá para brincar".

Em 2007, a bandeirinha Ana Paula Oliveira ganhou destaque semelhante na mídia. Ela, inclusive, posou para a "Playboy" e, em 2009, participou do reality show "A Fazenda" (Record). "Já encontrei com ela alguns anos atrás. O caso dela foi diferente do meu", comentou Fernanda, que não descarta participar de um reality show no futuro. "Hoje eu nunca aceitaria participar. Mas a gente analisa todas as propostas. A minha prioridade número um é a arbitragem. Não vou aceitar nada que atrapalhe o meu trabalho."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias