Bichos

'Encalhados', platelmintos injetam o próprio esperma na cabeça para se reproduzir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Platelmintos desenvolvem um surpreendente mecanismo de auto-fertilização na ausência de um parceiro, injetando seu próprio esperma na cabeça, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (1º) na revista da Royal Society britânica.

Para a maioria dos animais, o celibato significa ausência de descendentes e pode representar até uma futura extinção. Mas não para os platelmintos.

Se forem mantidos longe de potenciais parceiros, estes parasitas hermafroditas são capazes de injetar seu próprio esperma ao se picarem com seu pênis em forma de agulha. É o que explicam os pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça, e da Universidade de Bielefeld, na Alemanha.

Crédito: Jon Sullivan/Flickr Platelminto
Platelminto

Normalmente, os platelmintos usam o pênis para picar um outro e injetar o esperma através da pele, chamada de inseminação hipodérmica. Os dois parceiros, que possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos, se acasalam passando por um rito romântico em forma de combate: os dois vermes querendo assumir o papel de pai, tentando tocar o outro primeiro.

Mas se eles são isolados, os vermes injetam seu próprio esperma na parte anterior do corpo, e podem até preferir picar sua cabeça. As células de esperma, em seguida, migram para os ovos, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores observam que os vermes só usam a autofecundação na ausência prolongada de oportunidades para acasalar, e que ela causa a diminuição da produção de recém-nascidos e na sobrevivência das crias.

O acoplamento de dois indivíduos distintos continua a ser o sistema de reprodução preferido pela espécie, mas pode ser uma forma de garantir a reprodução em condições ambientais adversas, avaliam os cientistas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias