Japão corta ginasta da equipe às vésperas dos Jogos após descobrir que ela bebeu e fumou
Shoko Miyata violou normas da delegação e do país, que proíbe álcool e tabaco a menores de 20 anos; ela não terá substituta
Maior nome da ginástica do Japão, a atleta Shoko Miyata, 19, está fora das Olimpíadas após ter sido pega fumando e bebendo álcool às vésperas da competição. Além de atleta, ela seria a capitã da delegação. O primeiro evento da modalidade acontecerá no dia 28 de julho.
A confirmação foi dada pela Associação Japonesa de Ginástica, como reporta o The Guardian. "Pedimos desculpas do fundo do coração por isso", disse o presidente da instituição, Tadashi Fujita.
Fumar e beber antes dos 20 anos é proibido no Japão. Shoko também não compareceu a uma sessão de treinamento na última quarta-feira (17). No dia seguinte, foi retirada da concentração em Mônaco e retornou ao seu país para investigação.
Assim, a delegação japonesa de ginástica terá apenas quarto competidoras. Ninguém vai substituir Shoko. A decisão chateou Mutsumi Harada, a treinadora, que chorou e pediu que as pessoas entendam que Shoko passa por momentos difíceis.
"Ela estava passando os dias realmente sobrecarregada com tanta pressão. Eu imploro que as pessoas entendam isso."
Shoko é a grande estrela da modalidade no país. Ela havia garantido passaporte para Paris ao vencer a Copa NHK pela terceira vez seguida, no mês de maio. Também levou bronze na trave no Mundial de Ginástica de 2022, que aconteceu em Liverpool, e foi campeã nacional, em abril.
Comentários
Ver todos os comentários