Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Cristo 'sexy' de cartaz da Semana Santa gera polêmica na Espanha

'Meu Cristo é do século 21', se defende artista, que usou o próprio filho como modelo para o quadro

O Cristo sexy de Sevilha
O Cristo sexy de Sevilha - Reprodução/Twitter
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um cartaz feito pelo artista Salustiano García sob encomenda para as celebrações da Semana Santa gerou polêmica na cidade de Sevilha, na Espanha. O retrato traz um Cristo "sexy" --com olhos levemente puxados, lábios volumosos e bochechas rosadas, no melhor estilo "filtro do Tiktok".

Nas palavras do próprio artista, ele procurou retratar um Cristo "jovem e belo". O Cristo do quadro tem pele branca, cabelo liso e corpo mais musculoso do que costuma ter em suas representações. Ele também traz as potências na cabeça e as chagas nas mãos, simbolizando sua ressurreição.

O Cristo sexy de Sevilha
O Cristo sexy de Sevilha - Reprodução/Twitter

O Conselho Geral de Irmandades e Confrades de Sevilha, que encomendou a obra, compartilhou a imagem no X (Twitter) no último sábado (26), causando alvoroço.

A obra de García foi acusada de retratar um cristo "queer" ou afeminado. "Me salve, Cristo 'twink' de Sevilha", brincou um usuário da rede social. A gíria "twink" é usada para descrever homens gays magros e pequenos.

"Esse cartaz da Semana Santa de Sevilha gerou polêmica porque dizem que é um Cristo afeminado e que isso seria falta de respeito", escreveu outra usuária da rede.

Outros internautas lembraram que não é a primeira vez que Jesus Cristo é representado de forma sexy ou afeminada. "Vocês são um bando de iletrados em história da arte", escreveu uma usuária do Twitter, comparando a obra atual com a escultura "Cristo Ressuscitado", de Jerónimo Hernández, de 1582.

O jornalista mexicano José Morales chamou a obra de "Cristo LGBT de Sevilha". "Parem com isso", escreveu.

Em entrevista ao "El País", o pintor afirmou que procurou retratar um Cristo "jovem como metáfora de pureza e belo porque beleza e bondade são a mesma coisa", descreveu. "Não consigo entender nem assimilar essa controvérsia, pintei o quadro com respeito e me surpreendi com toda a revolta", disse o artista.

García também revelou ter usado o próprio filho como modelo para pintar o Cristo. "Meu quadro celebra a parte luminosa da Semana Santa", se defende o artista. "Meu Cristo é meu e do século 21".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem