Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu Twitter

Wikipedia é editada para espalhar fake news sobre morte de Eminem

Situação gerou frenesi no "X" (antigo Twitter)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma edição na página da Wikipedia do rapper Eminem gerou comentários nas redes sociais nesta madrugada, após fãs notarem que a data de morte do cantor foi alterada para este domingo (10).

Por causa disso, por um período da madrugada, o próprio Google indicava que o cantor havia morrido. A plataforma usa os dados da enciclopédia on-line para seu "painel de conhecimento", uma barra lateral que acompanha os principais resultados de busca.

Eminem, 51, em performance durante cerimônia do Oscar, em 2020 - Mark RALSTON / AFP

Apesar da situação ter assustado alguns fãs, dezenas usaram a rede social "X" (antigo Twitter) para espalhar memes sobre o caso.

A Wikipedia tem um caráter colaborativo e, desde 2020, funciona mediante edições dos próprios usuários, contanto que sejam registrados na plataforma. Antes disso, era possível que qualquer um fizesse alterações de forma anônima — a identificação ocorria apenas pelo número IP.

Em 2022, a Google e a empresa Fundação Wikimedia firmaram uma parceria, em que a gigante de tecnologia concordou em pagar à Wikipedia por uma versão aprimorada de seus serviços.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem