Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu YouTube internet

Justiça de São Paulo manda YouTube tirar do ar post homofóbico contra padre Júlio Lancellotti

Humorista que conta com 200 mil seguidores no Instagram questionou sexualidade de sacerdote

Padre Julio Lancelotti
Padre Julio Lancelotti - Instagram @padrejulio.lancellotti
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Justiça de São Paulo determinou na última quinta-feira (7) que o YouTube tire do ar um vídeo em que o padre Júlio Lancellotti tem sua sexualidade questionada em forma de piada por um humorista que faz sucesso nas redes sociais. A decisão cabe recurso.

Trata-se do comediante Cassius Matheus dos Santos Soares, dono do perfil Ogro e Rústico nas redes sociais. Ao todo, ele conta com 50 mil inscritos no YouTube e 200 mil no Instagram.

A informação foi publicada inicialmente pelo Metrópoles. O F5 teve acesso à decisão, assinada pela juíza Melissa Bertolucci, da 27° Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

O advogado de Júlio Lancellotti, Nicholas Berro, fez a alegação de que Soares usava suas redes sociais para fazer comentários ofensivos a grupos minoritários, especialmente a comunidade LGBTQIA+, e assim ganhar popularidade.

Na postagem em específico, Cassius chegou a dizer que padre Júlio Lancellotti tinha "jeito de viadinho".

Berro comentou também que o humorista rebaixou a honra do padre, usando palavrões e ofensas pessoais.

A magistrada concordou que Soares ultrapassou o limite de liberdade de expressão e apenas quis fazer uma ofensa gratuita para o padre, que tem um forte trabalho social em São Paulo.

"O requerido [Cassius] abusou do direito de manifestar livremente a sua opinião em pensamento, já que o fez com ofensas à honra objetiva e subjetiva ao padre", disse Melissa em sua decisão.

O YouTube tem dez dias após a notificação para tirar os vídeos do ar, sob pena de multa de R$ 1 mil a cada dia de descumprimento. No fechamento desta reportagem, o vídeo já não se encontrava no ar.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem