Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu União Europeia

Viagem no tempo? Concessionária fechada nos anos 1980 guarda carros zero da época

Loja fechou quando a Alemanha ainda não havia sido reunificada, e viúva a manteve intacta

Canal Auto Retro mostra automóveis dentro da concessionária fechada
Canal Auto Retro mostra automóveis dentro da concessionária fechada - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você pudesse fazer uma viagem no tempo, para que período histórico iria? Que tal a Alemanha Oriental, anos antes da queda do Muro de Berlim? É quase isso o que vai ocorrer se você passar na frente de uma concessionária fechada em 1986, antes da reunificação da Alemanha, e mantida praticamente intocada por uma viúva.

A história foi revelada nesta semana pelo canal britânico Auto Retro, especializado em automóveis clássicos, no YouTube (confira abaixo). Ao ficar sabendo da existência do local, os donos viajaram mais de 1.600 km para conferir se a loja existia mesmo, com todos os carros conservados como haviam visto em fotos.

Após pesquisar com a ajuda do Google Maps, eles foram até o local e conseguiram conferir que a loja tinha alguns tesouros. Eram vários modelos dos anos 1980 em estado zero-quilômetro, incluindo um Escort, um Fiesta S, um Sierra e um Orion.

Segundo o canal, os veículos pertenciam ao dono de uma grande concessionária da Ford que fechou na metade dos anos 1980. Ele tinha 300 carros em estoque, que continuou vendendo de forma independente até morrer, em 1994.

No ano seguinte, a família vendeu a maioria dos carros, mas alguns ficaram encalhados e foram deixados no showroom com o objetivo de torná-lo um memorial para seu dono. A viúva é quem manteve o local, e até permitia que ele fosse visitado. Porém, algumas peças começaram a sumir e as visitas foram suspensas.

O Auto Retro diz que, atualmente, a viúva mora em uma casa de repouso e que a família parou de fazer a manutenção do local. Assim como fez o canal, é possível observar os carros pela vitrine.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem