Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu The New York Times WhatsApp

A fina arte de batizar grupos em aplicativos de troca de mensagens

Em alguns, diferentes grupos sociais se esforçam para serem representados de forma precisa

Print de tela mostra grupo de aplicativo de mensagens - RJ McLaughlin via The New York Times
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alyson Krueger
The New York Times

A primeira coisa que RJ McLaughlin fez quando voltou ao campus no final de agosto, para seu terceiro ano no Ramapo College de Nova Jersey, foi criar um grupo de chat para ele e os três rapazes com quem divide um apartamento no alojamento universitário.

Eles precisavam encontrar o nome perfeito. "O principal é encontrar algo que faça todo mundo feliz e todo mundo rir", ele disse. "Tem que ser algo que expresse quem somos."

McLaughlin, 20, participa de tantos grupos de chat que cada um deles precisa ter um nome. Há um chat com a família ("Wally World"), vários chats com amigos, inclusive "os 4,5 cavaleiros do apocalipse", e chats com os colegas de classe (Clash, abreviação de Clash of Clans, um jogo que os alunos jogam durante o curso de leitura e escrita crítica). "Eu nunca teria um grupo de chat sem nome e apenas com números", disse o universitário. "Como você os diferenciaria?" E acrescentou: "Deixar em branco seria como não dar nome a um bebê".

Com o tempo, ele desenvolveu um sistema para criar nomes. "Conduzo uma sessão de brainstorming, na qual todos colocam ideias no chat", disse. "Depois, todos votam nessas ideias." O exercício é repetido para determinar qual será a imagem usada para o grupo. Ele calcula que já tenha criado duas dúzias ou mais de nomes para grupos de chat.

McLaughlin sabe que, em outros grupos, as pessoas mudam o nome arbitrariamente, mas isso não acontece quando ele está no comando. "Quando você altera o nome de um grupo de chat, tem que ser uma decisão democrática, entre todos", disse. O nome tem valor, ele afirmou. "Precisamos protegê-lo."

Para o grupo de chat do alojamento, eles escolheram "Car Jack", um anagrama de seus nomes (Anthony, John, Curtis e RJ). "A imagem também é uma imagem de um macaco de carro", disse McLaughlin. "É aleatório e estranho, e expressa quem somos."

Mesmo que as pessoas estejam voltando a se encontrar em pessoa na vida real, os grupos de chat continuam a ser uma praça virtual onde comunicações essenciais —e não essenciais— acontecem. E dar-lhes nomes se tornou uma espécie de arte, com diferentes grupos sociais se esforçando para obter uma representação precisa de quem eles são. Enquanto os grupos de amigos podem optar por uma piada interna que os faça rir toda vez que a veem, tópicos mais formais talvez exijam algo mais direto.

Alguns grupo de chat têm sistemas para alterar nomes e fotos.

Print de tela mostra alguns dos grupos do estudante RJ McLaughlin - RJ McLaughlin via The New York Times

Torie Deible, 31, que trabalha com vendas em uma empresa de engenharia, participa de um grupo de chat com 15 mulheres que se tornaram amigas quando moravam em Nova York (Deible agora mora em Denver). Todo mês, elas mudam a foto para a da pessoa que faz aniversário naquele mês e deixam que ela escolha o nome do grupo, além disso. "É divertido ser amada assim uma vez por ano", ela disse.

Ashley Kozich, 30, que trabalha em uma fundação comunitária e mora em Fort Lauderdale, Flórida, tem um grupo de chat com suas oito melhores amigas, que conheceu quando estudava na Universidade do Mississippi. Nos últimos 12 meses, muitas delas tiveram bebês e, por isso, agora elas destacam o filho mais recente como foto do grupo.

Mas o nome do grupo veio para ficar: "The Sorry People". "Na faculdade, éramos um grupo de garotas muito bagunceiras e causávamos caos e problemas onde quer que fôssemos", disse Kozich. "De manhã, tínhamos que circular pelo campus em turnês de desculpas e pedir perdão por tudo o que tínhamos feito de errado."

O nome, segundo ela, ganhou vida própria. "É o nosso nome há mais de 10 anos, e as pessoas nos perguntam: ‘Como estão as Sorry People?’", ela disse. "Acho que não poderíamos ter um nome diferente."

De fato, muitos nomes que começaram em grupos de chat agora estão sendo usados em outros ambientes.

O publicitário Tim Monaghan, 39, durante a pandemia criou um grupo de chat com seus melhores amigos chamado "Meet Me at Fanelli's" [encontre-me no Fanelli's], uma referência a um bar famoso no SoHo, em Manhattan. "Demos esse nome durante a pandemia", disse Monaghan, que mora em Brooklyn. "O Fanelli's é o lugar aonde sempre íamos, e estávamos sonhando com a possibilidade de voltarmos a nos reunir lá."

Quando suas amigas Monica Khemsurov e Jill Singer (ambas integrantes do grupo) publicaram um livro chamado "How to Live With Objects" [como viver com objetos], em novembro de 2022, as autoras incluíram o nome do grupo na dedicatória. "Obrigado ao grupo de chat Fanelli's, que forneceu um fluxo constante de memes, fofocas e outras distrações, além do que parece ser uma eternidade de incentivo", escreveram.

A escolha de um nome significativo para o grupo de chat pode ser uma maneira fácil de deixar os participantes felizes. "Eu sorrio toda vez que vejo nosso nome, o que significa que sorrio muito, porque o grupo de chat funciona o dia todo", disse Kozich.

Mas escolher o nome errado nome pode ser uma fonte de ansiedade.

Samantha Brinn Merel, 40, advogada especializada em espólios e testamentos em White Plains, Nova York, tem dois filhos —um no jardim de infância e outro na terceira série— em uma escola em Westchester. Cada classe tem um grupo de chat que envolve todos os pais daquela série, criado pela Associação de Pais e Mestres, e cada grupo leva o nome do ano de formatura dos alunos no ensino médio.

"Acabei de colocar minha filha de 5 anos no jardim de infância e agora, várias vezes ao dia, tenho que verificar em que ano ela vai se formar no ensino médio", ela disse, rindo. "Na verdade, não preciso ser lembrada de que meus filhos acabarão crescendo."

Infelizmente, esse não é um daqueles grupos de chat nos quais qualquer pessoa pode mudar o nome.

Tradução de Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem