Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Campeonato com jovens montando 'cavalinhos de pau' faz sucesso na Finlândia

No 'Hobby Horsing', atletas simulam atividades equestres com brinquedo entre as pernas

Jovem faz salto com 'cavalo de pau' durante competição na Finlândia
Jovem faz salto com 'cavalo de pau' durante competição na Finlândia - Reprodução/YouTube
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Recentemente, o rapper israelense Kosha Dillz surpreendeu os fãs com uma publicação nas redes sociais. "Minha música foi usada no Campeonato Finlandês de Cavalo de Pau; obrigado, Finlândia, e parabéns a todos os medalhistas", escreveu na legenda de um vídeo da tal competição.

A maioria dos seguidores ficou surpresa. Afinal, como assim existe um evento para pessoas montadas em animais de brinquedo? Pois, para quem não sabe, o evento finlandês completou uma década em 2023. Ele foi realizado na cidade de Seinäjoki e é o maior evento de cavalos de pau do mundo, segundo a organização.

A Associação Finlandesa de Cavalo de Pau diz que chega a juntar 1.500 participantes, tanto do próprio país quanto de outros —como não é todo lugar que tem campeonato, alguns estrangeiros acabam indo até lá para competir. A atividade, chamada de "hobby horsing", é mais popular entre adolescentes do sexo feminino e também pode ser encontrada em países europeus como Suécia, Alemanha e Reino Unido.

E o que se faz em uma competição do tipo? Bem, os competidores simulam atividades equestres, só que com o cavalinho de pau entre as pernas. Assim como numa competição de hipismo, há mais de uma modalidade, como adestramento, salto e trilha. Os juízes costumam observar a técnica, a execução e a criatividade dos participantes.

Apesar de envolver atividade física e de ter regras, associações e competições, o "hobby horsing" não é considerado um esporte por todos. Algumas pessoas o consideram apenas uma atividade recreativa. E você, o que acha?

Confira no vídeo abaixo os melhores momentos do Campeonato Finlandês de Cavalo de Pau 2023.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem