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Descrição de chapéu tiktok

'Ridículo', diz Gero Fasano sobre macarrão servido na taça de vinho

Chefs renomados se revoltam com suposta 'inovação gastronômica' que põe de cabeça para baixo, literalmente, prato clássico da gastronomia italiana

Restaurante La Sicilia, na Bélgica, serve macarrão em taça de beber vinho
Restaurante La Sicilia, na Bélgica, serve macarrão em taça de vinho - Reprodução/Twitter
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São Paulo

Um novo jeito de servir o mais clássico dos pratos italianos vem gerando polêmica nas redes —e irritando muitos chefs. O espaguete (e outras massas, como o penne), servido numa taça de vinho embocada para baixo e com parmesão na base, foi servido inicialmente na Bélgica, no restaurante La Sicilia, e seu criador não esconde que sua ideia foi justamente chamar atenção.

Ao ser contatado pelo F5, o responsável pela página da casa no Instagram logo perguntou: "Acha que o Neymar vai ver?". Ele conta que, vitória!, desde que publicou o vídeo no TikTok, o restaurante recebeu muito mais clientes do que o normal. A massa, em apresentação pouco usual, foi pensada para atrair internautas não necessariamente gourmets, e vem conseguindo alcançar seu objetivo: já acumula mais de um milhão de visualizações nas redes.

Por mais que seja uma ideia supostamente inovadora, o prato que está fazendo sucesso na web causa calafrios em chefs renomados e em quem entende do assunto. "Ridículo", critica Gero Fasano, um dos maiores defensores da gastronomia clássica italiana, dono de cerca de 25 restaurantes no Brasil e no exterior. Maior referência do país em pratos da culinária da Itália, Gero demorou a entender a proposta do restaurante e só acreditou quando viu as imagens. "Macarrão na taça de vinho?", espantou-se.

Nem só italianos natos, avessos a invencionices, como Fasano, criticam o prato. A chef Katia Barbosa, referência em culinária brasileira e jurada do reality Mestre do Sabor (Globo), acha que quem tentou lançar a tendência se equivocou de maneira brutal. "Muito estranho, para ser educada", brincou. "Comer é um ato que merece cuidado", afirma. Ela acha que o restaurante teve um mau gosto "ímpar" ao lançar a novidade.

Isabella Scherer, campeã do MasterChef Brasil (Band) em 2021, concorda com Katia na teoria de que, também na gastronomia, tudo tem um limite. "Acho a maior caricatura da gourmetização. Uma busca, de gosto questionável, para tornar qualquer comida 'instagramável'".

Já nas redes sociais, a nova forma de "gourmetizar" o macarrão dividiu opiniões. Alguns exaltaram a receita e a reproduziram em casa. Outros concordam com os chefs: é uma bizarrice. "Se isso virar trend, a gente já cancela 2023 em fevereiro mesmo", escreveu o também ex-MasterChef André Rochadel no Twitter.

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