Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu Ásia

Artistas criam um 'minicoliseu' em blocos de gelo no Himalaia indiano

Estrutura foi criada a 3.350 m de altitude sob temperaturas de -20°C

No alto do árido Himalaia indiano, artistas constroem o que chamam de "minicoliseu" com placas de gelo cortadas de um rio congelado com motosserras - Mohd Arhaan Archer - 07.fev.22/ AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chilling, Índia
AFP

Um grupo de artistas criou, a cerca de 3.350 metros de altitude, em Ladakh, no Himalaia indiano, o que eles chamam de minicoliseu, com blocos de gelo cortados com motosserra no rio congelado do pequeno povoado de Chilling.

Inspirado no Festival Internacional de Esculturas em Gelo de Harbin, na China, o coletivo local Kangsing concebeu a instalação no início do Caminho do Chadar, uma popular trilha de caminhada fechada há dois anos devido à pandemia. Esse caminho, que leva sete dias para ser percorrido, contorna o congelado rio Zanskar e atravessa um impressionante "deserto congelado".

"Pensamos que poderíamos propor um festival suficientemente grande e ambicioso, como o Festival Internacional de Harbin. Um evento para o qual poderíamos convidar artistas do mundo todo", disse Tashi, membro do grupo, à AFP.

O coletivo espera poder construir um estabelecimento em condições de concorrer com o famoso hotel de gelo de Jukkasjarvi, na Suécia. Protegido do sol para evitar o derretimento do gelo, o local é castigado por ventos gelados que permitem manter as temperaturas entre -17ºC e -20ºC durante todo dia.

Com o apoio do governo local, o grupo, que conta com um médico, também construiu uma sauna, às margens do rio congelado. Nela, a temperatura chega a 60ºC em cerca de 40 minutos. Depois da sauna, vestidos com um mera saída de banho, os mais intrépidos poderão mergulhar, por uma abertura, nas geladas águas do rio Zanskar.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem