Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Guardas holandeses confiscam sanduíches de motoristas vindos do Reino Unido; veja

Regras da União Europeia proíbem importação de carne e laticínios

Guardas holandeses confiscam sanduíches de presunto vindos do Reino Unido
Guardas holandeses confiscam sanduíches de presunto vindos do Reino Unido - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os noticiários da TV holandesa mostraram oficiais da alfândega confiscando sanduíches de presunto de motoristas que chegavam de balsa vindos do Reino Unido. A proibição um tanto quanto inusitada aconteceu porque as regras da União Europeia (UE) — da qual o Reino Unido deixou de fazer parte em janeiro de 2020 — proíbem a importação de carne e laticínios.

Um motorista perplexo com vários sanduíches embrulhados em papel alumínio sendo confiscados, perguntou, brincando, se poderia entregar a carne e ficar só com o pão. O oficial da alfândega respondeu, bem-humorado: “Não, tudo será confiscado. Bem-vindo ao Brexit, senhor, sinto muito".

A proibição entrou em vigor no primeiro dia de 2021, quando o período de transição do Brexit chegou ao fim. Nesta data o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) informou que os viajantes deveriam "usar, consumir ou descartar" itens proibidos durante ou antes da fronteira.​

“A partir de 1º de janeiro de 2021, você não poderá trazer POAO (produtos de origem animal), como aqueles que contêm carne ou laticínios (por exemplo, um sanduíche de presunto e queijo) para a UE”, afirma a orientação da Defra para motoristas comerciais.

De acordo com o The Guardian, a Comissão Europeia afirma que a proibição é necessária porque a carne e os produtos lácteos podem conter patógenos que causam doenças animais como a febre aftosa ou a febre suína e “continuam a representar uma ameaça real à saúde animal em toda a União”.

A alfândega holandesa também publicou uma fotografia de alimentos que vão de cereais matinais a laranjas que as autoridades confiscaram no terminal de balsas. "Desde 1º de janeiro, você não pode simplesmente trazer mais alimentos do Reino Unido. Portanto, prepare-se".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem