Você viu?

Projeto em Tóquio lança banheiros públicos transparentes para promover diversidade

'The Tokyo Toilet Project' é sem fins lucrativos

Designed by: Shigeru Ban O banheiro no Parque Comunitário Haru-no-Ogawa - Satoshi Nagare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo localizado em Tóquio (Japão), Shibuya, ganhou novos banheiros públicos para promover a diversidade. O projeto que leva o nome de "The Tokyo Toilet Project", é idealizado pela Fundação Nippon e conta com a ajuda de 16 designers e arquitetos.

Sem fins lucrativos, a ação conta com 17 novos banheiros como uma forma de "se mover em direção à realização de uma sociedade que acolhe a diversidade", segundo explica a Fundação, em seu site. Três dos banheiros foram disponibilizados para uso no dia 5 de agosto e desde então, vêm chamando atenção das pessoas.

Até agora, o design mais falado é o do arquiteto Shigeru Ban, ganhador do Prêmio Pritzker, cujos banheiros transparentes ocuparam o Parque Comunitário Haru-no-Ogawa e no Mini Parque Yoyogi Fukamachi. São duas unidades e cada uma possui três cubículos coloridos.

"O design transparente tem um motivo prático, que é permitir que uma pessoa verifique facilmente o interior antes de entrar e assim, verificar se está limpo ou não", contou o criador em publicação da Fundação. Segundo ele, a arte conta também com uma nova tecnologia de vidro inteligente que torna as paredes opacas quando a porta é trancada. "À noite eles iluminam os parques como uma bela lanterna."

Ainda de acordo com a Nippon, a inicativa pretende expandir em 2021, com objetivo de promover ainda mais acessibilidade. "A missão é aplicar um design inovador para tornar os banheiros públicos acessíveis a todos, independentemente do sexo, idade ou deficiência, para que as pessoas se sintam confortáveis ​​ao usar esses banheiros públicos e promover um espírito de hospitalidade para o próximo."

Além da construção, a Fundação garante também promover a manutenção dos banheiros públicos em parceria com o governo da cidade.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem