Você viu?

Bélgica inaugura estúdio de cinema submarino a nove metros de profundidade

Piscina reproduziu águas frias em filme de sobreviventes de nevasca

Diretor trabalha no cinema submarino
Diretor trabalha no cinema submarino - REUTERS/Francois Lenoir
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Robin Pomeroy

O diretor Joachim Heden filmou cenas de seu filme sobre sobreviventes de uma nevasca no Ártico, mas a ideia de colocar o elenco nas águas congelantes estava fora de questão – felizmente ele tinha outra opção.

“Breaking Surface”, que trata de uma viagem de carro malfadada de duas irmãs à Noruega no inverno, é o primeiro filme a ser rodado em um estúdio de cinema submarino novo que foi inaugurado na Bélgica – uma piscina de nove metros de profundidade construída especialmente para filmagens.

O estúdio inclui um chão removível, o que significa que sets de filmagem construídos em terra seca podem ser mergulhados na água. Guindastes nas laterais da piscina erguem barcos e outros objetos de cena, e há funcionários à disposição para treinar atores.

“Há produtores e cineastas que nos procuram e dizem: ‘Tenho um cenário que está guardado no armário há cinco anos, e pensei que não seria possível realizar este projeto por ser muito perigoso’”, disse Karen Jensen, cofundadora do estúdio Lites, situado nos arredores de Bruxelas, a capital belga. “Mas aqui é possível filmá-lo de forma segura”.

Enquanto operadores de câmera com equipamento de mergulho descem para filmar algumas das principais cenas de “Breaking Surface”, Heden comemora estar no estúdio belga de tecnologia de ponta, que acredita que se tornará um set de filmagem importante para muitos outros.

“É bem divertido ser a primeira produção a filmar aqui, e estou ansioso para voltar no futuro e ver o que mais está acontecendo”, disse. “Espero que este lugar continue aqui durante 100 anos”.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem