Bolo de cenoura de detentos nova-iorquinos é eleito o melhor da América, diz jornal
Presos vendem mais de 60 mil pedaços do bolo por ano
O menu de Natal de um dos maiores complexos prisionais dos Estados Unidos tem "roast beef au jus" (receita francesa), batatas assadas, pão integral e vegetais. Só não há biscoitos de gengibre na sobremesa, receita típica do Natal americano. A joia da cozinha da prisão de Rikers Island, de Nova York, é o bolo de cenoura, segundo reportagem publicada no Wall Street Journal.
Paris tem os croissants, a Bélgica tem os waffles, e a Rikers Island –ilha que mantém o principal complexo carcerário de Nova York– tem o bolo de cenoura, segundo Glenn O’Connor, diretor de serviços nutricionais do sistema penitenciário de Nova York.
A receita que encanta até o prefeito da cidade é produzida pelos detentos e nasceu lá mesmo há 50 anos. São vendidos, por ano, mais de 60 mil pedaços. As vendas aumentam no Dia de Ação de Graças, no Natal e no fim do Ramadan. A maior parte vai para hospitais, empresas de avião, entre outros setores.
O primeiro bolo de cenoura da prisão saiu do forno em 1940. A partir daí, outras receitas como bolo de chocolate gelado foram surgindo, mas elas demandavam ingredientes especiais. A prateleira sempre tinha todos os ingredientes para o bolo de cenoura, que acabou se transformando na estrela da cozinha.
Os detentos, que ganham 79 centavos a hora de trabalho, foram incrementando o modo de fazer do bolo. Houve casos de visitantes que tentaram fotografar a receita. Eles usam cenouras raladas, nozes, ovos, baunilha e óleo na sobremesa que é assada em forno industrial.
Para dar ainda mais importância à receita, O' Connor lembra que, na prisão, a comida é de extrema importância. Ela pode manter a paz ou causar conflitos, pode também se transformar em moeda de troca. Em um mundo como esses, alguns tipos de comida podem ser uma lembrança de ainda se é humano. Após a tradição do bolo de cenoura, muitos detentos começaram até a trocar receitas.
O bolo de cenoura foi até servido durante uma reunião em que líderes discutiam a cultura de violência da Rikers Island. Ninguém comentou os efeitos que o bolo pode ter para selar a paz na prisão, mas a ideia é que a Rikers seja extinta em uma década.
Comentários
Ver todos os comentários