Você viu?

A dramática luta do homem mais obeso da Colômbia para perder 300 quilos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Óscar Vásquez Morales está preso em um cama há dez anos por causa de seu peso: quase 400 quilos, o equivalente ao que costumam pesar, juntos, cinco homens de sua altura (1,71 metro). Ele é considerado o homem mais gordo da Colômbia. 

Seu caso de obesidade mórbida já começava a se desenhar em 1988, quando ele tinha apenas 17 anos e já pesava 110 quilos. Dez anos depois seu peso já havia dobrado para 230 quilos.

Nesta época, ele quase já não saía de casa e para dar apenas alguns passos precisava da ajuda de um andador. Na década seguinte, a situação piorou e ele conseguiu sair de casa apenas quatro vezes.

Hoje, aos 44 anos, Morales aprendeu a fazer tudo na cama e depende de seus irmãos, um cunhado e uma sobrinha para cuidar de sua higiene pessoal, se vestir e comer. Eles conseguem ajudá-lo, mas não movê-lo.

"É o caso mais extremo que já tratado até hoje", disse Salvador Palacios, fundador da organização sem fins lucrativos Gorditos de Corazón que tem auxiliado Morales.

Esta organização existe há dez anos e um de seus objetivos é "resgatar" obesos na Colômbia.

Oscar Vasquez Morales, 44, considered the most obese male of the country with about 400 kg, speaks through his mobile on May 16, 2016 in Cali, Colombia, before being transferred to a clinic to get a gastric balloon implanted with which his weight is expected to reduce to 300 kg. / AFP PHOTO / LUIS ROBAYO ORG XMIT: LRO004
Com cerca de 400 kg, Óscar Vásquez Morales é considerado o homem mais gordo da Colômbia - Luis Robayo/AFP

​Vida em 'perigo'

"Sua vida está em perigo. Se não reduzir agora seu peso e índice de massa corporal, [Morales] poderá morrer devido às múltiplas doenças de que sofre", disse Palacios, ele próprio um ex-obeso mórbido.

Morales sofre de apneia do sono e linfedema, uma grave inflamação do tecido que envolve certos órgãos devido à acumulação de líquido linfático.

Os quilos em excesso também provocaram deformações na pele: dobras tão profundas que causam constantes feridas dermatológicas. "Ele para de respirar enquanto dorme, e por isso poderia ter morte súbita", disse Palacios.

E os problemas devido ao excesso de peso não são apenas físicos. Ele também sofre de depressão e ansiedade, o que o leva a comer de forma compulsiva, de acordo com Palacios.

Agora Morales começa um complexo processo para melhorar sua qualidade de vida.

De acordo com o médico Juan Carlos Castillo, especialista em cirurgia bariátrica, o tratamento deve incluir três operações.

Bombeiros

Depois de ter feito uma dieta para perder 20 quilos, na segunda-feira (16), Morales foi transferido para uma clínica ao sul da cidade de Cali, sudoeste da Colômbia, para fazer a primeira cirurgia.

O corpo de bombeiros local foi chamado para transportar o colombiano até a clínica, e 20 pessoas foram mobilizadas para tirá-lo da cama e colocá-lo em um veículo que o levaria até o centro da cidade.

"Tivemos que usar uma lona adaptada com hastes de aço para carregá-lo, tirá-lo da casa e colocá-lo na ambulância", disse Palacio aos jornalistas que foram registrar o evento.

Outro improviso foi feito dentro da ambulância, onde colchões foram adaptados para acomodar Morales.

Oscar Vasquez Morales, 44, considered the most obese male of the country with about 400 kg, speaks to journalists on May 16, 2016 in Cali, Colombia, during his transfer to a clinic to get a gastric balloon implanted with which his weight is expected to reduce to 300 kg. / AFP PHOTO / LUIS ROBAYO ORG XMIT: LRO002
A fundação Gorditos de Corazón ajudou na operação para tirar Morales de casa - Luis Robayo/AFP

​"Na Colômbia não há ambulâncias adaptadas para esse tipo de obeso mórbido, e as macas aguentam um peso máximo de 150 a 180 quilos", acrescentou.

Depois de toda essa operação, Morales chegou à clínica e fez um implante de um balão intragástrico, uma esfera de silicone flexível colocada no estômago por meio de uma endoscopia e que gera no paciente uma sensação de saciedade.

Com esse primeiro procedimento, os médicos esperam que o colombiano perca entre 30 e 40 quilos.

Uma vez que Morales alcance essa meta, ele poderá se submeter à próxima etapa do processo: uma cirurgia que vai colocar um anel inflável em volta da parte superior do estômago para limitar a ingestão de alimentos e prolongar o processo de esvaziamento do estômago.

Depois disso, os médicos esperam que Morales emagreça entre 70 e 90 quilos.

Até os cem quilos

O passo seguinte é submeter Morales ao procedimento mais complicado: o bypass gástrico, ou cirurgia de derivação, que leva a uma mudança no sistema digestivo. A porção menor é ligada a uma parte do intestino.

Após esse procedimento, o paciente usará apenas parte do intestino. Com isso os alimentos deixam de passar por grande parte do órgão, o que minimiza a absorção de calorias.

Com essa intervenção, os médicos esperam que Morales emagreça e chegue até aos cem quilos.

"O processo, com duas cirurgias de alto risco, deve demorar três anos. Em seguida, ele terá que se submeter a operações reconstrutivas e outra para retirar a pele que sobrar", disse Palacios.

"A partir de hoje espero uma mudança", disse Morales aos jornalistas que o esperavam quando ele chegou à clínica em Cali, na segunda-feira.

O colombiano apenas começou o longo processo para, no final e de acordo com as expectativas da equipe médica, chegar a pesar apenas um quarto do que pesa hoje.

Oscar Vasquez Morales (C), 44, considered the most obese male of country with about 400 kg, gestures next to bariatric surgeon Juan del Castillo (L)on May 16, 2016 in Cali, Colombia, at the clinic where he will get a gastric balloon implanted with which his weight is expected to reduce to 300 kg. / AFP PHOTO / LUIS ROBAYO ORG XMIT: LRO007
Morales ainda deve passar por procedimentos de alto risco, entre outros procedimentos menores - Luis Robayo/AFP

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias