Três xícaras de café por dia reduzem em 57% chances de cirrose, diz estudo
Já conhecemos uma série de benefícios do café, entre eles a prevenção do câncer e propriedades afrodisíacas.
Um novo estudo publicado nos EUA sugere que beber duas xícaras de café por dia também pode reduzir os riscos de cirrose hepática em 43%, segundo o site "I Fucking Love Science".
A cirrose é um desgaste do fígado provocado principalmente por alcoolismo e obesidade, que em casos extremos pode levar à falência do órgão. Entre 1980 e 2010, o índice de vítimas da doença no mundo cresceu de 675 mil para mais de um milhão.
Estudos anteriores já haviam relacionado a cafeína à proteção do fígado, mas até o momento, nenhuma análise profunda desses dados tinha sido concluída.
Um time de pesquisadores compilou dados de nove estudos pré-existentes sobre o poder da cafeína no fígado e publicou o estudo no boletim "Alimentary Pharmacology and Therapeutics".
Nos mais de 430 mil participantes destes 9 estudos, quase 2 mil casos de cirrose foram reportados, e observou-se que a frequência da doença era inversamente proporcional ao consumo de café.
Ao examinar os casos de cirrose causados por álcool, os pesquisadores descobriram que tomar uma xícara de café por dia diminuía os riscos em 22%, duas xícaras em 43%, três xícaras em 57% e quatro xícaras em 65%.
Os cientistas, no entanto, ainda não sabem explicar exatamente como o café produz esse efeito, embora acreditem que tenha alguma relação com as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.
Os responsáveis pelo estudo ressaltam que as descobertas ainda são limitadas e não há dados suficientes sobre o impacto do consumo de café nos casos de cirrose ligados a obesidade e diabetes. Também não é claro quais tipos de café —expresso, filtrado ou de coador — produzem o mesmo efeito.
Comentários
Ver todos os comentários