Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Livros

Quem é o desenhista brasileiro que ilustrou o livro de estreia de Jennifer Aniston

Obra para o público infantil teve como inspiração o cachorro de estimação da atriz

A imagem é dividida em duas partes. À esquerda, um homem sorridente segura um livro aberto intitulado 'Clydeo: Here’s the Dog of Life', mostrando ilustrações de cães. À direita, uma mulher com óculos está fazendo uma selfie com um cachorro de pelagem cinza, que está próximo ao seu rosto.
O ilustrador Bruno Jacob e a atriz Jennifer Aniston - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conhecida por papéis marcantes como Rachel Green em "Friends" e Alex Levy em "The Morning Show", Jennifer Aniston escolheu um brasileiro para ilustrar seu primeiro livro infantil. O artista visual Bruno Jacob foi o responsável pelas ilustrações de "Claudim Bota a Mão na Massa", obra inspirada em Clyde, o cachorro da atriz.


"Foi uma grande honra ter feito parte disso, um marco memorável na minha carreira", contou o artista em entrevista ao F5.

Jacob, 34, é morador de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Ilustrador, animador e designer, ele disse que sempre teve o desenho como parte essencial de sua vida. "Adoro ilustrar, pensar em como criar personagens, desde que me conheço por gente", relembra.

Seu início profissional foi aos 15 anos, quando passou a fazer caricaturas em shoppings. Durante sete anos, atuou nesse segmento até migrar para a publicidade, trabalhando em estúdios, freelances e em uma empresa de games, onde permaneceu por quase quatro anos.

A experiência o levou a projetos cada vez maiores como o desenvolvimento de ilustrações para a tenista americana Serena Williams, além de criar o design de personagens de "Arca de Noé - Uma Jornada Musical", filme que teve participação de um elenco de peso como Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos e Marcelo Adnet.

Ele também participou da criação de uma animação para uma cafeteria que contrata exclusivamente pessoas com síndrome de Down e autismo. "O projeto teve um impacto especial para mim, já que minha filha tem síndrome de Down", relata o artista. A ilustração conquistou diversos prêmios, incluindo o Clio Awards e o Cannes Lions.

Uma ilustração em que um homem sorridente toca violão enquanto uma menina ao seu lado ri e se diverte. Ambos estão descalços e a cena transmite alegria e descontração.
Ilustração de Bruno Jacob com a filha - Arquivo Pessoal

Na visão do ilustrador, tudo isso foi essencial para que chegasse o convite para ilustrar o livro da atriz americana. "Comecei a trabalhar em uma empresa que cria personagens ligados a celebridades e o primeiro projeto que fiz foi para a Jennifer", conta Bruno. Ele participou desde os primeiros esboços até a direção de arte e materiais para redes sociais.

"Em um dos contos que fizemos, as ilustrações tinham um estilo muito parecido com o do livro. A ideia surgiu a partir disso, e me perguntaram se eu tinha interesse em ilustrá-lo, já que a atriz tinha gostado muito dos desenhos. Lógico que aceitei!", relembra.

O designer ainda diz que se sente criador do livro tanto quanto a atriz, já que esteve no início do projeto desde o começo. Com o título de "Claudim Bota a Mão na Massa", o livro conta a história de um cachorrinho que vive com uma grande família cheia de talentos, mas ele sente não ter nenhum dom específico.

Apesar de ter trabalhado diretamente na criação dos personagens, Bruno não chegou a ter contato direto com Aniston. "Gostaria de ter participado de uma reunião com ela, mas todo o processo do livro foi conduzido com a editora. Na fase de criação do personagem e do conteúdo para redes sociais, o contato foi com a equipe dela", explica.

Mesmo assim, o ilustrador recebeu feedbacks indiretos da atriz. "A agência me repassava os elogios que ela fazia, e as mudanças que queria. Fiquei extremamente feliz em saber que ela me escolheu pelos meus traço e jeito de criar."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem