Você viu?

Restauração tosca de mosaicos romanos gera polêmica na Turquia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As autoridades turcas abriram uma investigação após uma restauração desastrosa de uma dúzia de valiosos mosaicos romanos do Museu de Hatay, antiga Antioquia, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

"Abrimos uma investigação sobre o trabalho e suspendemos as restaurações neste local", disse a fonte, que pediu anonimato, sem dar mais detalhes.

O Museu de Antioquia, um centro do cristianismo, é conhecido por sua rica e magnífica coleção de mosaicos do período romano.

Os jornais turcos publicaram nesta terça-feira fotos dos mosaicos em questão antes e depois da restauração desastrosa, mostrando diferenças significativas com as versões originais.

O caso lembra a polêmica do "Jesus restaurado", quadro restaurado por uma viúva espanhola que também causou polêmica em 2012.


"Uma restauração grotesca" e "Os mosaicos com Botox" eram as manchetes dos jornais Cumhuriyet e Hürriyet.

Um deputado de Hatay, pertencente ao partido nacionalista de oposição, Sefik Cirkin, acusou os restauradores de "massacrar a história" e o governo de Ancara de ser responsável por este "escândalo burocrático".

O poder turco é acusado por seus detratores de nomear curadores que não têm competências para tais funções, mas que são leais ao partido no poder.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias