Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Segundo a medicina chinesa, papel dos rins vai além de regular o metabolismo; entenda

No Dia Mundial do Rim, veja dicas saudáveis e conheça hábitos podem ser prejudiciais

Para medicina chinesa, além de regular o metabolismo do corpo, o rim é responsável pelo crescimento e fertilidade de cada pessoa - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric Flor

Terapeuta integrativo

personare

Idealizado pelo ISN (International Society of Nephrology), o Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março —o que, em 2023, caiu neste dia 9. Para a medicina chinesa, esse órgão tem um papel muito importante, que vai além do de regular o metabolismo da água no corpo. Os rins armazenam a essência vital (Jing), que é a substância sutil responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade de cada pessoa.

Por isso, o significado energético dos rins (saiba mais aqui) tem relação direta com força de vontade, determinação e entusiasmo. Sendo assim, uma forma de manter o equilíbrio dos rins é manter a mente focada, decidida e força de vontade vigorosa.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a Doença Renal Crônica causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. Fica, portanto, o alerta neste Dia Mundial do Rim.

E, se você sentir algum sintoma físico nos rins, em primeiro lugar, procure ajuda médica. Mas vale, ainda, entender se você está se sentindo desanimado e com pouca vontade para realizar as metas. Você pode estar desperdiçando sua essência vital.

COMO CUIDAR DOS RINS PARA EVITAR PROBLEMAS

Toda deficiência dos rins gera distúrbios graves que requerem tratamento cuidadoso. A medicina chinesa vai lidar não apenas com sintomas físicos, mas, principalmente, com o estilo de vida da pessoa. Isso porque o estilo de vida, hábitos e até crenças podem ser prejudiciais aos rins.

Um tratamento para problemas nos rins na medicina chinesa pode contemplar, por exemplo, terapia nutricional associada a ervas medicinais, acupuntura, aromaterapia e pranic healing (conheça sobre aqui).

O tratamento sempre vai levar em conta o significado energético dos rins. Por isso, vai buscar fortalecer a energia dos órgãos. Dessa forma, sempre contemplará mudança de circunstâncias e estilo de vida.

Para evitar problemas nos rins, você pode:

  • Reduzir o sal e o açúcar da sua alimentação.
  • Consumir alimentos picantes e amargos.
  • Comer mais raízes, frutas secas, nozes, amêndoas, avelãs, sementes e feijões de todos os tipos.
  • Fazer acupuntura para o tratamento de variadas condições e desequilíbrios nos rins.
  • Fazer moxabustão, que atua de forma semelhante à acupuntura no organismo, mas usa ainda o calor, aplicado de forma sutil no corpo, para movimentar as energias e promover alívios nos diferentes sistemas do organismo.
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem