Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare alimentação

Contra ansiedade, veja alimentos que podem trazer mais calma e bem-estar

De aveia a abacate, conheça quais comidas incluir no seu cardápio

Alimentos para amenizar a ansiedade - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Taís Bohrer
personare

São 6h30 da manhã, seu alarme dispara. Você acorda, dá vontade de ficar na cama, mas já começou a pensar na reunião que vai ter mais tarde no trabalho e a imaginar que seu chefe talvez não esteja num bom dia, afinal “ontem já foi bem complicado”, pensa.

Você vai para o banho e enquanto tenta esquecer o chefe, lembra-se do encontro da sua família que vai acontecer no próximo final de semana, no qual novamente terá que ouvir comentários sobre ainda não ter casado ou engravidado.

Você revira os olhos e já sente a angústia de ser alvo dos questionamentos dos familiares. Sem perceber, você já está lá, criando e vivendo estas cenas nada agradáveis como se fossem reais.

Então, seu coração começa a bater mais rápido, sua respiração fica mais ofegante e superficial, você toma seu café às pressas enquanto pega sua bolsa e sai de casa.

Sem saber que o café só aumentará ainda mais sua ansiedade. Sua mente não está no agora, mas sim no futuro, imaginando o que poderá acontecer, mesmo que talvez nem seja como você pensou. Identificou algo parecido na sua vida cotidiana?

Este é o momento em que você está alimentando a sua ansiedade. Eu comento sempre que não existem pessoas ansiosas, na realidade elas têm momentos de ansiedade.

E ao alimentá-los, os níveis deste sentimento vão aumentando até causar algum mal-estar físico, como dores de cabeça ou nas costas, enxaquecas, constipação, indigestão ou ainda algum problema de saúde mais grave, caso a ansiedade seja alimentada com muita frequência.

A ansiedade também aumenta os níveis de cortisol no sangue, pois faz disparar o estresse, o que prejudica sua saúde física e emocional.

Ao se manter em um estado ansioso por muito tempo, a pessoa sobrecarrega seu coração, podendo agravar o quadro de quem já apresenta hipertensão ou predisposição a outras doenças cardiovasculares.

Além de utilizar terapias de relaxamento e meditação para amenizar a ansiedade, você pode se beneficiar com a prática de uma alimentação saudável para contribuir com o seu equilíbrio emocional e mental.

Como coach de alimentação consciente, eu ajudo pessoas que têm uma vida agitada a conhecerem melhor os alimentos, entenderem como seus nutrientes, preparo e energia interagem, para quem deseja viver com bem-estar integral e com consciência das suas escolhas.

A saúde integrativa, da qual sou estudiosa, aprofunda este conhecimento sobre os alimentos e seus efeitos no corpo físico e emocional, o que aumenta a consciência sobre a importância do cuidado com a alimentação, utilizando a comida estrategicamente conforme o que o organismo mais está precisando em determinado momento.

Conheça 7 alimentos para amenizar a ansiedade. Eles contêm vitaminas, minerais e outros componentes que possuem relação com a produção do hormônio serotonina –um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e, consequentemente, por reduzir os efeitos do estresse, da ansiedade e do nervosismo.

AVEIA: É um cereal considerada um sedativo natural, que tem propriedades calmantes, pois contém uma substância chamada alcaloide, que ajuda a amenizar alguns sintomas de depressão, ansiedade e insônia, sem nenhum efeito colateral.

A aveia é o cereal com a maior quantidade de fibras solúveis e também fonte de magnésio, que ajuda a regular a secreção de insulina, o que faz dela uma ótima escolha para amenizar o apetite, já que mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

Prefira utilizar a aveia em flocos, pois esta mantém as fibras presentes em melhor estado, o que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e diminuir os picos de insulina. Consequentemente, os desejos por doces também caem muito.

Portanto, se você corre sempre para o chocolate quanto está ansioso, procure ingerir uma banana com aveia, por exemplo. Isso vai ajudar muito a diminuir a vontade por guloseimas.

ABACATE: Abacates e suas variações –como o avocado– são ótimos para a saúde do cérebro e para diminuir a ansiedade, bem como a vontade de comer a todo momento.

Comer uma porção pequena do fruto, em torno de ¼ de abacate ou meio avocado, é uma ótima estratégia para vencer os sintomas da ansiedade.

A presença de gorduras monoinsaturadas, de acido fólico e de potássio neste superalimento faz dele um “tem que ter” na cozinha, pois ajuda a diminuir a pressão arterial e a prevenir as doenças cardiovasculares, que podem ser agravados ou causados pela deficiência destas vitaminas. Uma boa forma de consumir abacate é fazer um molho para uma salada ou uma receita de guacamole.

ESPINAFRE E COUVE: Hortaliças de folhas verde-escuras, como espinafre e couve, são ricas em magnésio, um mineral com propriedades antiestresse muito importante para a saúde humana.

A carência deste mineral pode gerar, além de ansiedade, agitação, insônia, irritabilidade e outros sintomas relacionados.

O espinafre é rico em folato (ácido fólico), um componente das vitaminas do complexo B, importante para o metabolismo, por regular os sistemas nervoso e digestivo, bem como a produção de novos glóbulos vermelhos. As vitaminas do complexo B são conhecidas por reduzir o estresse e a fadiga, convertendo carboidratos em energia.

Ingerir mais folhas verdes através de saladas, sucos e refogados é uma estratégia básica para quem deseja manter um estilo de vida saudável, com seu corpo nutrido de verdade e sentindo menos ansiedade. As folhas verdes podem ser refogadas rapidamente em fogo baixo para facilitar a absorção dos seus nutrientes, ou fazer parte de um omelete rápido e saboroso.

GRÃO-DE-BICO: Fonte de fibras, este grão da família das leguminosas é uma ótima opção de proteína vegetal para quem mantém uma alimentação com pouco ou nenhum alimento de origem animal.

Suas fibras ajudam a manter a saciedade por mais tempo e diminuem os desejos por doce, geralmente causados pela ansiedade. A ingestão frequente de grão-de-bico promove a produção do hormônio serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e bom-humor, devido à presença do aminoácido triptofano, também presente em outras leguminosas como feijão e lentilha.

Este alimento pode ser um aliado da flora intestinal, promovendo a regularidade dos movimentos intestinais. O grão-de-bico também é fonte de cálcio, fósforo, zinco e magnésio, minerais muito importantes para manter a saúde dos ossos e do metabolismo em geral.

O preparo inclui um período de “molho” de no mínimo 12 horas, antes do cozimento, para retirar os antinutrientes que atrapalham a digestão.

Recomenda-se utilizar o grão-de-bico combinado com tomates em saladas ou molhos, pois o antioxidante licopeno, encontrado nos tomates, trabalha em sinergia com os nutrientes e minerais da leguminosa para combater os radicais livres.

BATATA DOCE: A batata doce é um ótimo alimento para amenizar a ansiedade pois contém fibras solúveis que ajudam a manter os níveis de glicose estáveis, diminuindo aquela sensação de querer petiscar a todo momento.

Pessoas com diabetes podem fazer uso da batata-doce com orientação profissional, com a intenção de regular os níveis de glicose no sangue.

Além disso, a batata doce tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde do sistema imunitário. Este alimento também é considerado muito benéfico para a saúde da mulher, pois ajuda a regular os hormônios femininos.

Você sabia que uma batata-doce pode conter praticamente 100% da quantidade recomendada de vitamina C para um adulto? Este é um alimento muito versátil, que pode ser consumido assado, cozido, como purê acompanhando pratos principais, ou utilizado na preparação de panquecas e bolos.

CÚRCUMA (OU AÇAFRÃO DA ÍNDIA): A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um ingrediente utilizado na tradicional culinária indiana há milhares de anos. O pó feito do bulbo da planta chamada Cúrcuma Longa é facilmente encontrado e pode ser adicionado a várias preparações, como sopas, carnes e molhos diversos.

Seu sabor picante e cor laranja-dourada traz energia e vitalidade aos pratos. Recomenda-se usar pimenta-do-reino nos preparos com cúrcuma para promover ainda mais os efeitos benéficos da mesma.

Um experimento realizado na Universidade de Califórnia, no departamento de Biologia e Fisiologia Integrativa em Los Angeles, afirma que a curcumina, principal composto ativo da cúrcuma, foi capaz de diminuir comportamentos ansiosos em ratos, ao promover a síntese de um ácido graxo do ômega 3 (DHA), encontrado em peixes de águas frias e algumas algas.

Esta informação é muito importante para pessoas que mantêm uma alimentação vegetariana e não consomem o suficiente de ômega 3, fundamental para a saúde das funções do sistema nervoso e do desenvolvimento do cérebro do ser humano.

Um outro estudo, compilando diversas pesquisas, publicado em 2007 na Advanced Experimental Medical Biology, confirmou que a curcumina apresenta “propriedade antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, antifúngica e, assim, tem um potencial contra várias doenças malignas, diabetes, alergias, artrite, doença de Alzheimer e outras doenças crônicas”.

Agora que você conhece alimentos para amenizar a ansiedade, o próximo passo é manter em casa uma quantidade adequada deles.

Ao invés de correr para as guloseimas cheias de açúcar e conservantes artificiais na próxima vez que a ansiedade surgir, prepare uma refeição com carinho e com propriedades que ajudam a nutrir seu corpo e mente de forma consciente.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem