Viva Bem

Como lavar roupas íntimas e delicadas na máquina e na mão sem danificar as peças

Saiba quais cuidados tomar e confira as dicas dos especialistas

Barbara Neves usa saco para roupas frágeis na máquina
Barbara Neves usa saco para roupas frágeis na máquina - Rivaldo Gomes/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karina Matias Lara Pires
São Paulo

Calcinhas de renda, sutiãs com bojo ou aro e roupas com detalhes ou tecidos delicados podem ficar deformados e imprestáveis se lavados sem cuidado. Especialistas dão dicas de como manuseá-los adequadamente.

A personal organizer Aline Delavy diz que o ideal é lavar esses itens à mão, com sabão neutro, e secá-los à sombra. Nesse grupo estão peças com adereços ou em tecidos finos (seda, tafetá, linho, renda), camurça ou couro. “As roupas íntimas não tão delicadas podem ir à maquina, sempre dentro de sacos protetores”, explica Aline. 

A especialista Flavia Taulois, do Ateliê da Casa Organizers, recomenda o utensílio e dá mais dicas: "Quando houver detalhes na roupa, vire-a do avesso. Na máquina, ajuste a função de centrifugar no modo leve”.

Na hora da secagem, outra recomendação é não usar pregadores em camisas nem tecidos leves. “Pendure-os em cabides. Malhas e blusas pesadas devem secar deitadas sobre toalha no varal, para não esgarçarem”, diz Flavia.

A administradora Barbara Neves, 39, tem seus truques: “Roupas com botões eu deixo de molho por 20 minutos. Antes, ponho desinfetante nas axilas das blusas. Depois, passo sabão sob o braço. Só então vão para o saquinho e a máquina. Em quase tudo uso saquinho, até blusa de lã. Dura mais”.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias