Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

BBB24
Descrição de chapéu saúde mental

Minha mente rompeu com a realidade, diz Vanessa Lopes, diagnosticada com psicose aguda

Pais de ex-BBB choram em entrevista ao Fantástico: 'Ela não sabia nem se a gente era real'

Mulher branca no Fantástico
Vanessa Lopes no Fantástico - Reprodução/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerca de um mês após deixar o BBB 24, Vanessa Lopes deu sua primeira entrevista à Globo, no Fantástico deste domingo (18). Diagnosticada com quadro psicótico agudo pelo médico Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Vanessa está se tratando em casa, com o apoio da família e longe das redes sociais.

"É como se a minha mente rompesse com a realidade. É como se eu não entendesse mais o que é imaginação da minha cabeça e o que é real", explicou Vanessa. "Isso aconteceu por estresse, falta de sono, ansiedade, medo do que estava acontecendo dentro e fora do programa", explica. "A todo momento eu dizia: 'Isso que eu criei na minha cabeça pode ser real ou não'", relatou a Tiktoker.

Os pais de Vanessa, Alisson Ramalho e Liziane Lopes, choraram durante a entrevista ao lembrar do primeiro reencontro com a filha após ela deixar o reality show. "Ela falava 'pai, eu amo vocês, eu amo meu avô', mas a palavra era desconexa, ela não sabia o que estava falando", lembra Alisson, abalado. "Eu senti que ela estava sem saber até se a gente era real", relata a mãe.

Um mês depois, Vanessa reconhece que apertar o botão de desistência do BBB foi um pedido de ajuda. "Eu continuo achando que foi um alívio. É uma oportunidade única, que todo mundo deseja viver, mas eu não estava bem", diz. "Prefiro estar em casa tomando meus remédios e com minha família e amigos me apoiando do que estar da forma que eu estava lá", conclui Vanessa.

Ainda na entrevista, o psiquiatra Antonio Geraldo da Silva afirmou que qualquer pessoa pode desenvolver um quadro como o de Vanessa, mesmo sem histórico de doença mental. "A pessoa vem dentro de uma característica de funcionamento normal e repentinamente rompe com a realidade e passa a viver uma realidade paralela. Não precisa ter história pregressa", disse.

Vanessa acredita que o medo do julgamento alheio foi seu principal gatilho para desenvolver o quadro psicótico. "O medo do julgamento, do que as pessoas vão achar, foi o que mais me pegou naquele momento. De tudo que eu já vivenciei com a internet, de opiniões que as pessoas dão sobre mim, foram dores minhas que vieram à tona lá dentro", afirmou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem